Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 28 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Turismo

COOPAF Vida Nova

COOPAF Vida Nova

A COOPAF é a cooperativa que comercializa produtos artesanais produzidos pela agroindústria familiar. Neste local o visitante poderá adquirir os produtos artesanais como: salame, charque, queijo colonial, melado, rapadura, massas, pães, cucas e bolachas entre outros. Uma oferta de alimentos saudáveis, seguros e saborosos. Além de preservara identidade culinária e cultural dos imigrantes alemães.

Cooperoque

Cooperoque

A Cooperoque é uma cooperativa instalada na Vila Santa Catarina, interior do Município de Salvador das Missões. Teve origem com a chegada dos primeiros migrantes em 1907. Opera em diversos setores, como Supermercado e Magazine, Moinho de Trigo, Cereais e Laticínios. Possui atuação voltada ao associado, com assistência técnica de profissionais treinados para o melhoramento das atividades e desenvolvimento do trabalhador do campo.

Experiência Gastronômica - Carreteiro de Charque

Experiência Gastronômica - Carreteiro de Charque

Para quem deseja uma experiência única de vivências da cultura do lugar, a simplicidade, através da gastronomia típica alemã. Aprenda a fazer o saboroso carreteiro de charque de carne suína. É único, e vem acompanhado das histórias de como os avós preparavam o prato, como guardavam os produtos e as diferenças culturais de cada povo, que compõe a etnia dos gaúchos. Enquanto, o carreteiro de charque suíno fica pronto, haverá degustação de bolachas, cucas e queijos coloniais. Como sobremesa, a rapadura de melado.

Igreja Cristo Rei

Igreja Cristo Rei

Segundo o “Levantamento De Elementos do Patrimônio Turístico-Cultural da Região Missioneira” realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional, o patrimônio arquitetônico de Salvador das Missões é composto por um grande conjunto de edificações em enxaimel, ou com características do eclético alemão, muitas delas localizadas em seu centro urbano. Este conjunto está complementado pela bela Capela Cristo Rei, erguida em 1913, pelos primeiros integrantes da colônia, e a Casa Paroquial, construção com influência da migração alemã, com elementos do Ecletismo e frontões recortados.

Museu Municipal

Museu Municipal

O Museu Municipal é constituído de um acervo que foi organizado no ano de 2006, através de doações de peças que pertenceram aos primeiros moradores da cidade. São variados objetos de cozinha, rádios, ferramentas de trabalho, armas, utensílios religiosos e roupas de vários períodos.

O museu conta ainda com um acervo de remanescentes dos indígenas da nação guarani que viveram neste território. 

Praça José Aloísio Nedel

Praça José Aloísio Nedel

A Praça foi construída no ano de 1999 está localizada ao lado da Prefeitura Municipa. Possui um palco de eventos, onde são realizadas as apresentações artísticas do município. Seu principal atrativo é o Monumento ao imigrante produzido pelo escultor Tadeu Martins, e um antigo engenho de tração animal.

Prédio da Prefeitura Municipal

Prédio da Prefeitura Municipal

Prédio construído em 1936, foi casa comercial e pertenceu a José Aloísio Nedel. Foi adquirida pelo município na ocasião da emancipação municipal para sediar a Prefeitura. No espaço funciona o Gabinete do Prefeito e a maioria das Secretarias Municipais que compõe a administração.

UHE São José

UHE São José

A UHE São José (UHESJ) foi instalada no rio Ijuí em março de 2011. É uma usina a fio d'água, na qual seu reservatório tem somente a função de manter o desnível necessário para a geração de energia. É constituída de uma barragem com casa de força incorporada, de forma a aproveitar a queda natural do rio Ijuí naquele trecho, com uma potência instalada de 51 MW.

A UHESJ está em área sob domínio dos municípios de Salvador das Missões, Cerro Largo, Mato Queimado e Rolador, na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. As estruturas de barramento e casa de força foram implantadas no município de Salvador das Missões. A área da UHESJ perfaz aproximadamente 2.346 ha.

A Administração Municipal, buscando oferecer aos munícipes de Salvador das Missões, região e turistas uma área de lazer e turismo, utilizando um bem natural existente, as águas do Rio Ijuí, vai implantar o projeto Parque São José, que pretende qualificar a infraestrutura do entorno com a construção do pórtico de entrada, a pavimentação de acesso e o centro de eventos, estes com recursos a serem captados junto ao Ministério do Turismo.

 Como forma de iniciar as atividades de lazer, foi construído um atracador de barcos. Está em fase de construção, sanitários e uma área central, a instalação de luz elétrica, água encanada, quiosques com churrasqueiras. Uma forma de tornar esse projeto real e oferecer a população uma estrutura inicial de lazer.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min