Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 24 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 14/07/2022 09:04:49

DESAFIOS E MUITO TRABALHO MARCAM O DIA A DIA DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO IDOSO DE SALVADOR DAS MISSÕES

“São muitos os desafios quando a missão é assegurar a Proteção Social e a Garantia de Direitos”, destaca a Secretária Cristiane.

 A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Idoso de Salvador das Missões, atualmente está sob a coordenação da Secretária Cristiane Schmidt e com ela trabalham a Assistente social Andreiade Melo, a psicóloga Micheli Perius Haas, auxiliar administrativa Andreia Werle, servente Ivete Krein e a oficineira Marlene Strieder. Esses profissionais, cada um ocupa um papel muito importante, que em conjunto fazem um grande serviço em prol da população de Salvador das Missões.

 

A família precisa ser valorizada e apoiada para fortalecer e exercer a sua função protetiva. Por esta ser um dos eixos estruturantes do SUAS, o fortalecimento dos vínculos familiares e a defesa e promoção do direito à convivência familiar e comunitária fazem parte de todas as normatizações da Política Nacional de Assistência Social, que diariamente é trabalhado pelos municípios.

 

O CRAS é a unidade de referência onde se organizam os serviços de Proteção Básica, por isso tem a função de gestão local dos serviços. A sua coordenação, atividades, funcionamento e recursos humanos devem estar conectados com a concepção do trabalho social com famílias, visando prevenir situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios. O centro de referencia da assistência social, também chamado de CRAS, é um local público onde são oferecidos os serviços de assistência, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. No CRAS, a população é bem acolhida e ali ela encontra os serviços de proteção e atenção integral a família, prevenindo a quebra de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhor qualidade de vida; inscrição do cadastro único (CAD ÚNICO); orientações sobre o que fazer em casos de violência doméstica; apoio para resolver dificuldades de relacionamento e cuidado com os filhos; emissão da carteira de idoso, que dá o direito ao transporte gratuito interestadual; orientação e encaminhamento para acessar benefícios eventuais ou BPC; cadastramento e acompanhamento no programa de transferência de renda (auxilio Brasil); encaminhamento do passe livre intermunicipal e interestadual; encaminhamento para o auxilio funeral, quando a família perde um ente querido.

 

Também pelo CRAS são feitos grupos terapêuticos voltados às crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Atualmente são dois grupos: ARVORE DOS SONHOS e PAPO RETO. Funciona também o grupo de convivência destinado aos beneficiários do auxilio Brasil com o nome MÃOS AMIGAS, que organiza encontros com os beneficiários do Auxilio Brasil, onde são oferecidas oficinas de trabalhos manuais, artesanato, manicure, com o objetivo de possibilitar a geração de renda para a família. Hoje os atendimentos no CRAS são para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, pobreza, ausência de renda, insegurança alimentar e acesso precário aos serviços públicos.

 

Outro projeto que destacamos é o CANTINHO DO BEM, espaço destinado a fazer caridade e estimular o voluntariado, para todos munícipes que tem algo para doar ou que precisam receber doações. Esse projeto foi pensando em conjunto pela Primeira-dama Neiva e Vice primeira-dama Anita e Conselheiras Tutelares, e tem a distribuição de cobertores, agasalhos, calçados e utilitários domésticos.

 

Outro trabalho desta secretaria é a assistência ao idoso, onde são executadas várias políticas para a terceira idade, e porque não dizer a melhor idade. Temos em Salvador das Missões em torno de 800 idosos, onde a maioria desses participa de grupos em suas comunidades. Hoje no município há cinco grupos: Bem Viver da Sede; Reviver da Sede; São José da Vila Santa Catarina; Sempre Unidos da Vila Caraguatá e Rosa Mística da Linha Isabel Sul. Para esses grupos são ofertados mensalmente os jornais da terceira idade para cada integrante sócio, lanches uma vez ao mês para cada grupo e para os momentos de lazer e descontração cada grupo pode usufruir de 300 Km ao ano para viagens. O município conta também com duas equipes de cambio, um da Sede e outro da Vila Santa Catarina, os quais tem a sua disposição o transporte para fazer jogos com outros municípios.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min