Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 16 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

Publicado em 13/05/2021 11:16:09

Rotina tem mudanças, mas alunos e mais voltam às aulas confiantes no ensino híbrido

Com capacidade limitada em salas, escolas tem aulas escalonadas entre ensino à distância e presencial

As escolas da rede municipal e estadual de ensino de Salvador das Missões, retornaram ás aulas no dia 3 de maio. O ano letivo de 2021, teve início com ensino híbrido, ou seja, parte de maneira presencial e outra parte em ensino à distância. Essa foi a maneira encontrada para que alunos pudessem voltar às salas de aula, e ao mesmo tempo, que as escolas atendessem a legislação que define lotação máxima das salas.

Mesmo precisando se adaptar e sendo necessária criação de uma nova rotina na família, os pais e alunos aprovaram a medida. As crianças demonstram que estão animadas com a volta às aulas, pois estavam sentindo falta dos professores da sala de aula e dos amigos, e afirmam que com a professora conseguem entender melhor a matéria.

Para os pais, o ensino híbrido ajuda muito e sentir segurança na escola, no cumprimento das medidas de biossegurança, lhes motiva a incentivar que os filhos voltem a frequentar a escola, pois os alunos precisam ir para escola, é importante para o desenvolvimento. Em casa os pais precisam trabalhar, as crianças ficam sozinhas ou com os funcionários de casa, que às vezes não tem experiência em relação ao que estão aprendendo na aula online. A adaptação é importante neste momento e será melhor para todos.

Os adolescentes demonstram preferir ir à escola, pois apesar de fazer pesquisa em casa, não é a mesma coisa de quem está na sala de aula, com os professores. E também sentem falta dos amigos, do convívio na sala de aula e dos colegas.

Garantindo que todas as medidas de biossegurança sejam seguidas, a equipe da Secretaria de Educação explica que o ensino híbrido não deve gerar confusão entre pais e alunos, já que a escola se organizou e os pais entenderam e aceitaram que o escalonamento é a única maneira para que, nesse momento, todos tenham acesso às aulas presenciais.

"O professor está dentro da sala, dando aula e seguindo as medidas de segurança, com distanciamento, para uma parte dos alunos, enquanto os demais estão em casa e continuam com a aula online. Alguns pais também preferiram continuar apenas com ensino à distância, por terem pessoas do grupo de risco em casa, esses alunos também continuarão tendo aulas normais", explica a Secretária Cheila.

MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA PRECISAM SER SEGUIDAS À RISCA

“O ensino híbrido, apesar de não ser o ideal, ainda é melhor do que apenas manter os alunos em aulas à distância, mas é preciso manter uma boa comunicação entre pais e escola, para que as crianças e adolescentes não sejam prejudicados”, afirma especialista.

Para uma criança pequena isso é um pouco mais difícil, ela demora um pouco mais para relacionar e aprender. Elas precisam de um suporte dentro de casa, durante o ensino remoto, com alguém acompanhando e tirando suas dúvidas. Já as crianças maiores, acima do 4º ano, e adolescentes, se adaptam melhor, pois eles já possuem mais maturidade emocional e organização para lidar com a situação. Mas atenção, os maiores também precisam de vigilância constante para um bom aproveitamento escolar, já que eles podem se dispersar com outras coisas enquanto usam o computador para assistirem aulas.

Outra observação importante, é sobre a formação social das crianças menores, que além das aulas, também estão aprendendo a lidar com outras pessoas, a viver em sociedade, por isso as aulas presenciais são tão importantes para os alunos da Educação Infantil.

Além da comunicação com a escola, para os pais conseguirem se organizar e terem sucesso na adaptação e nova rotina, é preciso explicar para os filhos que essa volta à escola com ensino híbrido é para que os colegas também tenham acesso às aulas presenciais, por isso ele ficará alguns dias em casa e outros na escola. Uma boa comunicação com a escola também garante o melhor aproveitamento do ensino nessa nova rotina escolar, juntos fica mais fácil de identificar uma dificuldade e criar soluções para cada aluno.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min