Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 29 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 16/07/2021 10:05:44

REUNIÃO COM SILVANA COVATTI - SECRETÁRIA DE AGRICULTURA DO ESTADO

Na quinta-feira (15/7), por ocasião da vigem do Prefeito VILSON SCHONS e do vice-prefeito LEOMAR HENRICH à capital do estado, acompanhados dos dirigentes da COOPEROQUE, o Presidente DELMAR LIMBERGER e o Secretário OTMAR LANGER, foram recebidos pela Secretária de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Silvana Covatti, a qual reiterou seu apoio às ações que visam o desenvolvimento do setor primário nos pequenos municípios, afirmando que a Cooperoque é protagonista deste desenvolvimento em Salvador das Missões.

 

A economia brasileira possui taxas elevadas de participação do cooperativismo no agronegócio, principalmente em pequenos municípios, e este modelo contribui com a ampliação dos mercados consumidores e no fortalecimento do pequeno produtor rural. Assim, é possível compreender que os impactos gerados pelo cooperativismo produtivo para o desenvolvimento econômico local e regional tem participação efetiva das cooperativas de produção. 

 

A presença de uma cooperativa proporciona alternativas que auxiliam na redução dos índices de êxodo rural. Em pequenos municípios é comum que ocorra o êxodo devido à falta de ofertas variadas de emprego e renda, principalmente pela população jovem mais instruída. Uma das atividades realizadas pelas cooperativas é direcionada para reduzir a migração campo/cidade, com o incentivo à criação de agroindústrias nas propriedades a fim de diversificar os meios de trabalho e renda.

 

As cooperativas promovem a capacitação da mão de obra nas propriedades por meio de corpo técnico próprio, orientando as atividades de gestão, proporcionando ao agricultor maior conhecimento para administrar seu negócio.  Além disso, existem atividades de promoção e conscientização para o uso adequado dos recursos naturais, como melhor manejo do solo pela rotação de culturas e de preservação das bacias hidrográficas. Ações de ensino de melhores práticas na utilização dos meios de produção também são efetuadas, gerando aumento no volume produtivo.

 

No âmbito econômico financeiro, as cooperativas de produção fortalecem a agricultura familiar, agregando valor financeiro ao produto em função da venda em escala, fortalecendo o grau de competitividade da economia municipal.

 

Pela forte influência da cultura cooperativista no município, Salvador das Missões, é considerado a “Capital Missioneira do Cooperativismo”, através da Cooperoque, são possíveis diversos  benefícios no modo de gestão e produção das propriedades rurais, que provocam um impacto direto nos moradores da área urbana, porque além de levar novas tecnologias e conhecimentos aos agricultores, gerou empregos e oportunidades antes não existentes.

 

Assim, podemos afirmar que o sistema cooperativista acarreta diversos impactos positivos no desenvolvimento de pequenos municípios, gerando benefícios à localidade e consequentemente à sua população.

 

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min