Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 23 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 30/09/2021 10:57:41

Educação Fiscal é tema de palestra nas escolas de Salvador das Missões

A Educação Fiscal é tema de palestras na rede escolar de Salvador das Missões, um trabalho de conscientização que vem sendo realizado pelo município, não só nas salas de aula, mas levando informações para toda a comunidade.


Nas salas de aula, o programa é apresentado mesclando entretenimento e criatividade que são formas dos alunos verem e praticarem de uma forma diferente uma questão tão importante no cotidiano das pessoas, que é a educação fiscal.


Nesta semana, o Consultor Tributário da Empresa Treina Assessoria e Consultoria, Jorge Luiz Ruppenthal Schroter, esteve ministrando palestras com os alunos da Escola Municipal Afonso Rodrigues e Colégio Estadual João de Castilho, com a temática educação fiscal, dentro do Programa de Integração Tributária.


Na oportunidade foi explanado aos alunos a respeito da importância dos tributos e a destinação dos mesmos, já que a educação fiscal possui um papel de grande importância dentro da formação do cidadão, que no seu dia a dia faz compras e paga impostos.
Na palestra foi abordado sobre o principal tema, a Educação Fiscal que assenta-se sobre dois pilares básicos, que sustentam todas as ações desenvolvidas, a conscientização da sociedade sobre a importância, necessidade e justificativa para o pagamento de tributos. A ação cidadã da população no acompanhamento, fiscalização e monitoramento da aplicação desses tributos para a melhoria das condições de vida do país como um todo.


Com relação à importância dos tributos, a Educação Fiscal abrange temas como o tributo e sua função social, o combate à sonegação, ao contrabando, ao descaminho e à pirataria. Trabalha também a conscientização sobre as teorias financeiras da arrecadação, do orçamento público instigando o cidadão a aprender e entender seu papel como contribuinte solidário e participativo que beneficia a todos, inclusive a ele próprio.


Um folder sobre educação fiscal, organizado pela equipe de fiscalização da Prefeitura Municipal, foi distribuído aos alunos, incentivando as pessoas a pedirem suas notas fiscais ao efetuarem suas compras no comércio local e para que façam a adesão programa estadual, que distribui prêmios em todo o estado.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min