Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 28 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 14/10/2021 11:44:09

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES E LIGA DE COMBATE AO CÂNCER DIVULGAM AÇÕES DO OUTUBRO ROSA

Prevenir é o melhor remédio! Neste mês de outubro, toda cidade entra no clima do Outubro Rosa, que é o mês de prevenção do câncer de mama.

Prevenir é o melhor remédio! Neste mês de outubro, toda cidade entra no clima do Outubro Rosa, que é o mês de prevenção do câncer de mama.

A campanha Outubro Rosa acontece todos os anos, internacionalmente. O objetivo é conscientizar a população feminina e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O laço rosa foi usado inicialmente para mobilizar a população a respeito do assunto, tornando-se um símbolo da saúde da mulher, que teve sua ideia disseminada a partir da primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova Iorque, em 1990. O câncer de mama é o segundo mais frequente do mundo, tendo uma taxa de mortalidade elevada no Brasil, principalmente pelo fato da doença ser diagnosticada na maioria das vezes, quando se encontra num estágio avançado. Desta forma, a importância do autoexame aumenta a cada dia, pois é simples, fácil e eficaz.

Não só neste mês de outubro, mas em todos os meses do ano, muitas ações da administração pública são voltadas para a conscientização da população sobre todos os tipos de câncer. A Administração Municipal de Salvador das Missões, através das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, juntamente com a Liga de Combate ao Câncer, prepararam para este “Outubro Rosa” uma programação especial, com palestra, visitas ás escolas e sorteio de brindes, com temas voltados para a saúde da mulher.

Quando analisamos individualmente, uma mulher com diagnóstico de câncer de mama, entendemos que esse achado implica na mudança de uma vida; mas quando ampliamos esse olhar percebemos que o impacto afeta uma família, um círculo de amigos, um meio profissional, enfim uma sociedade. O câncer de mama é multidimensional, não pode ser discutido apenas no âmbito da saúde ao considerarmos que permeia outros aspectos da vida da mulher, família e sociedade.

As visitas as escolas, foram realizadas pela Enfermeira Aline, da Secretaria Municipal de Saúde, que explicou para as meninas do Ensino Médio como é feito o autoexame. A Secretaria de Saúde também está realizando exames preventivos nas Unidades Básicas de Saúde da Sede e Vila Santa Catarina, com agendamento prévio.

A palestra será realizada no dia 16 de outubro, às 14 horas, no Clube Progresso, com o tema SAÚDE DA MULHER – PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO PRECOCE E TRATAMENTO DO CÃNCER DE MAMA, que será apresentado pelo médico mastologista Dr. Adriano Imperatori e pela Nutricionista Taise Dobner. No evento que é organizado pela Liga de Combate ao Câncer e Secretarias Municipais, haverá sorteio de brindes entre todos os inscritos pelo link: https://forms.gle/RSoWUCk7a8KGahePA.

As ações programadas para o “Outubro Rosa”, pretendem conscientizar as mulheres sobre a necessidade do cuidado integral da saúde, da necessidade de fazer os exames preventivos para o diagnóstico precoce e tratamento adequado, além da adoção de hábitos de vida saudáveis. A ideia principal destas atividades é levar ao maior número de mulheres informações sobre a conscientização da prevenção do câncer de mama e do colo do útero e isso envolve uma série de ações das políticas públicas de saúde, educação, assistência social e outras que perfazem o cotidiano das mulheres salvadorenses as quais atuam no contexto cultural, econômico, educacional, preventivo e vigilante sobre as violências e outras negligências sofridas pelas mulheres. No âmbito da saúde, a prevenção e a qualidade de vida são prioritárias nas ações em saúde executadas pelo município através das consultas de enfermagem, coletas de exames de CP, realização de mamografias, consultas com nutricionista, vacinação entre outros cuidados.

 

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min