Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 20 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 14/07/2022 08:22:08

BANDA MUNIICPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES SERÁ ATRAÇÃO DA 12ª SEMANA ALEMÃ DE SÃO JOÃO DO OESTE/SC – “A GENUÍNA FESTA ALEMÃ DO INVERNO BRASILEIRO”.

A Banda da Fundação Padre Luciano do Município de Salvador das Missões, será atração durante dois dias do evento, dia 23 de julho, sábado, na abertura oficial, e no dia 24 de julho, domingo, faz mais uma apresentação durante o Festival da Cuca.

A Deutsche Woche (Semana Alemã) é um evento de natureza cultural, que começou a ser delineada ainda no ano de 2008, quando da promulgação da Lei Estadual nº 14.467 que concedeu ao município de São João do Oeste o título de Capital Catarinense da Língua Alemã, haja vista, que cerca de 96% da população se comunica através desse idioma.

São João do Oeste é referência em termos de alfabetização no Brasil, ocupando os primeiros lugares com menores índices de analfabetismo durante anos, possuindo em seu território um balneário de águas termais magnífico, cujas águas, além dos efeitos terapêuticos, têm a temperatura mais elevada do sul do país. Também no turismo religioso ostenta, na sede do município, a maior Igreja toda em madeira da América Latina.

No município de São João do Oeste já ocorriam eventos paralelos alusivos à cultura alemã, contudo, sem grande expressividade e de cunho mais local. Havia a necessidade de criar um evento que identificasse e caracterizasse a cultura local.

A Deutsche Woche se consolidou como uma das maiores festas de cunho cultural, reunindo público dos três estados do Sul do Brasil, além de estrangeiros oriundos de países vizinhos como o Paraguai e a Argentina. Também é costumeira já a participação de turistas e visitantes da própria Alemanha.

A participação popular na semana inteira do evento, o empenho das pessoas e da comunidade saojoestina, a dedicação por parte das entidades culturais envolvidas na execução, não deixam dúvidas da importância cultural e regional do evento.

Por tudo isso, que a festa atualmente uso o slogan “A genuína festa alemã do inverno Brasileiro”.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min