As Secretarias de Agricultura e Obras estão trabalhando incansavelmente para amenizar os efeitos da estiagem no município. Salvador das Missões já Decretou situação de emergência devido a estiagem e teve o reconhecimento pelo Ministério do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e Governo do Estado, desde então, o poder público trabalha intensamente atendendo os produtores rurais do município.
Tendo em vista que o município está a mais de 60 dias sem índice de chuva significativa para o reabastecimento dos mananciais de águas, houve o exaurimento de muitas fontes de água, que seriam para sanar a sede dos animais e até mesmo para o abastecimento das caixas d’água das propriedades.
Além disso, com a diminuição de água nas fontes, nascentes e rios, o município sofreu perdas significativas na produtividade das culturas como milho, soja e pastagens, trazendo um prejuízo econômico aos produtores. A falta de água também afetou os animais, principalmente os bovinos com queda na produção de leite.
Salvador das Missões está sendo bastante afetado com a estiagem e esta buscando maneiras de suprir a necessidade da perfuração de novos poços artesianos e reservatórios de água, além de um caminhão pipa para realizar o transporte correto e distribuição de água de maneira eficiente, atendendo a demanda emergencial.
Pedimos a todos que economizem água!