Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 22 de Janeiro de 2025
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 22/08/2021 11:17:49

Município de Salvador das Missões recebe um quantitativo de 450 doses de vacina contra a Covid-19

Neste domingo foram imunizados salvadorenses com 18 anos ou mais.

Em domingo especial de vacinação contra a Covid-19, Salvador das Missões imuniza população com 18 anos ou mais. Na manhã deste domingo (22/8) pessoas com idade de 18 anos ou mais compareceram na Unidade Básica de Saúde da sede para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

 

Na tarde de ontem, em um momento muito esperado por toda a equipe de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e encejado pela comunidade salvadorense, o Prefeito Vilson Schons, o Vice-prefeito Leomar Henrich e a Secretária de Saúde Geneci Andrade, foram pessoalmente até a Sede da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, EM Santo Ângelo, para receber as doses de vacina contra a Covid-19 destinadas ao município de Salvador das Missões, possibilitando imunizar a todos com idade de 18 anos ou mais. O governo do Estado revisou as previsões de vacinação da população gaúcha e, considerando o ritmo de imunização dos municípios e o anúncio de envio de doses pelo Ministério da Saúde, acredita ser possível imunizar toda a população a partir de 18 anos ainda durante o mês de agosto.

Mais um cronograma está sendo cumprido evidenciando o máximo empenho da equipe de saúde da Prefeitura Municipal de Salvador das Missões para aplicar o maior número de doses possíveis recebidas da Secretaria Estadual de Saúde nos braços da população salvadorense. Hoje (22/8), que foi promovido o Domingo Especial de Vacinação, que iniciou às 7 horas e se estende até o meio-dia, sendo que às 8 horas já haviam sido vacinadas mais de 100 pessoas. De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Geneci Andrade, “Sem necessidade de pedir doses extras, nosso município irá atingir toda a população vacinável, a vacina é a maneira mais eficaz de contermos a pandemia”, comentou.

“Estamos chegando a essa marca de imunizar com ao menos a primeira dose, todos os salvadorenses com 18 anos ou mais e o que deve ser chamado a atenção é o nível de organização das nossas estratégias, que levam em consideração a entrega das doses pelo estado, além do envolvimento dos nossos profissionais que estão atuando na linha de frente desde o início da pandemia”, revelou Geneci, ao acrescentar que o objetivo do Domingo Especial de Vacinação foi de alcançar o maior número de pessoas possível. “O recebimento de um quantitativo maior de imunizantes nos propiciou a avançar na vacinação, além de estarmos trabalhando com a busca ativa da população que ainda não se vacinaram, através do trabalho incansável dos Agentes Comunitários de Saúde”, concluiu.

Foi possível observar o grande número de jovens, que compareceram na UBS neste domingo, para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e mesmo com o sorriso oculto pela máscara de proteção, não esconderam a alegria que foi receber a primeira dose da vacina. “Fiquei muito feliz por ter chegado a minha vez”, disse uma jovem estudante, ao parabenizar a equipe da unidade. “Assim que cheguei na UBS, não demorou nem 10 minutos, entre a recepção até a aplicação, para eu ser totalmente atendida. Foi muito rápido e a palavra que deixo é gratidão”. 

Quem aplicou a vacina nesta estudante foi a Técnica em Enfermagem Andréia. Ela contou que apesar de domingo, sabe da responsabilidade em auxiliar no avanço da vacinação neste município que lhe acolheu com tanto carinho. “A sensação é de felicidade e de saber que ficaremos para sempre na vida de cada um que vacinamos”, pontua, ao frisar que o cansaço chega, mas a alegria de vacinar as pessoas é maior e o trabalho é gratificante ao lado das colegas integrantes da equipe de enfermagem Marli, Márcia e Aline.

 

 

AGRADECIMENTO AOS HERÓIS DA SAÚDE SALVADORENSE

Estamos entrando em uma fase muito importante da luta contra o coronavírus em Salvador das Missões, a vacinação em todos os salvadorenses maiores de 18 anos, que são o público-alvo atualmente autorizado a receber a imunização contra a Covid-19.

Foram muitos esforços, a busca ativa foi feita com muita competência e com isso está sendo possível deixar uma dose de confiança nos corações aflitos pela pandemia. E os protagonistas dessa história de lutas são os profissionais da saúde, que dão o seu melhor, diariamente, pelo bem da população e nunca disseram não, quando o objetivo é levar esperança a toda comunidade salvadorense, e neste domingo, com um sorriso no rosto, receberam a todos que vieram ser vacinados com a primeira dose contra a Covid-19.

O prefeito Vilson Schons, enfatizou a alegria do município com o avanço considerável da vacinação no município. “É um dia muito especial, Salvador das Missões vive um momento privilegiado, de agradecimento à Deus, à população e, principalmente, à equipe de saúde. Estamos dando um passo importante no combate à Covid-19, quando já temos um grande número de munícipes que receberam a primeira dose da vacina” , frisou o prefeito. 

 

O TRABALHO DO ESTADO

Na reta final para completar a primeira dose de 100% da população gaúcha de 18 anos ou mais, meta prevista pelo governo do Estado para ser atingida até 25 de agosto, gestores municipais e estaduais, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) no início da semana, definiram uma nova proposta de distribuição das vacinas contra a Covid-19.

De acordo com a secretária adjunta da Secretaria da Saúde (SES), Ana Costa: “A distribuição por faixa etária foi utilizada até o momento com eficiência, sendo o Estado do Rio Grande do Sul um sucesso na vacinação. Agora, na contagem regressiva, é importante nos basearmos nas doses que faltam em cada um dos municípios para que eles cheguem na meta o mais próximos uns do outros. Vamos completar juntos a meta que o Estado propôs”

A secretária Arita reforça a necessidade de as gestões municipais realizarem busca ativa das pessoas que deixaram de se vacinar quando chegou sua vez. “Há uma disparidade grande na aplicação das vacinas entre os municípios, porque alguns evoluem por grupo etário sem que toda a população vacinável daquela faixa tenha sido imunizada. Não adianta acelerar até 18 anos se parte da população ficou para trás. É preciso olhar para frente de olho no retrovisor”, salienta.

 

Pessoas maiores de 18 anos que, porventura, ainda não tenham recebido a primeira dose da vacina contra o coronavírus, aguardem o chamado dos Agentes Comunitários de Saúde, pois as doses estão garantidas e todos os salvadorenses dentro dos grupos vacináveis já divulgados pelo Ministério da Saúde, serão imunizados. Qualquer dúvida, ligue para a Secretaria Municipal de Saúde no 3358-1168.

 

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min