A Secretaria municipal de Educação promoveu no dia 5 de setembro, segunda-feira, uma solenidade de Homenagem à Pátria. O evento que foi realizado na Praça José Aloísio Nedel marcou as comemorações do bicentenário da independência do Brasil e contou com a presença do Prefeito Vilson Schons, Vice-prefeito Leomar Henrich, Comandante da Brigada Militar Sargento Márcio Arenhard, representantes de diversas secretarias municipais, alunos das Escolas Municipais Raio de Luz e Padre Afonso Rodrigues e Colégio João de Castilho, além de professores e servidores das escolas.
As bandeiras do Brasil, do Estado do Rio Grande do Sul e do município de Salvador das Missões foram hasteadas na praça e lindas apresentações dos alunos fizeram deste, um momento especial e de reflexão acerca dos 200 anos da independência do nosso país.
Há 200 anos, o famoso grito dado por Dom Pedro no Rio Ipiranga, em São Paulo, decretou a Independência do Brasil, mas este não foi um fato isolado. A separação de Portugal foi um processo que durou vários anos - uma articulação entre os mais poderosos e também o resultado do esforço de brasileiros e brasileiras que se envolveram em revoltas e em batalhas. Negros, brancos e indígenas de várias partes do país lutaram e arriscaram a própria vida em sonhos e ideais de liberdade.
Ensinar crianças e jovens a apreciarem e valorizarem esse dia é mais um passo para um futuro harmonioso e com menos problemas sociais. Lembrar da nossa história, da nossa luta diária e das nossas conquistas levam o patriotismo no peito e reforçam a ordem e o progresso que levamos na nossa bandeira.
O dia da Independência foi um ponto de partida para algo muito maior, para uma democracia que necessita ser cada vez mais justa e cada vez mais respeitada, para uma liberdade não só de um povo, mas uma liberdade de expressão e de pensamento. Precisamos passar bons ensinamentos à diante, contar nossa própria história, reforçar a nossa cultura e fazer da nossa nação uma nação consciente e inspiradora.
Salvador das Missões possui uma rede educacional onde as novas gerações preservarão nossa liberdade e entenderão como tornar o país cada vez mais igualitário, justo e livre. Nesses 200 anos de independência, é fundamental refletir a importância do Brasil para o mundo, que é motivo de orgulho para nós, brasileiros.