Para o 2° “Dia D”, que ocorreu em 17 de junho de 2019, as equipes municipais realizaram as atividades no território ou nas escolas, conforme definido pelas equipes municipais. Estes momentos oportunizaram o estudo dos marcos legais, das concepções apresentadas nos documentos e das competências gerais da BNCC, para revisitar os documentos da escola (PPP e Regimento) e realizar adequações necessárias.
Em Salvador das Missões as equipes dos professores estaduais e municipais se reuniram na parte da manhã no Colégio Estadual João de Castilho, onde foi apresentada a equipe que coordenará a elaboração do Documento Orientador da Educação no Território de Salvador das Missões. Este documento servirá como balizador para a revisão e adequação dos documentos que regem as escolas como o PPP (Projeto Político Pedagógico), Regimento Escolar e Planos de Estudos. Neste momento os educadores iniciaram os estudos do Referencial Curricular Gaúcho e tiveram uma planificação de como está sendo estruturado o Documento Orientador da Educação Territorial.
Na parte da tarde, cada equipe de educadores, em suas respectivas escolas, deram continuidade aos estudos do Referencial Curricular Gaúcho e deram início ao processo de leitura e revisão do seu Projeto Político Pedagógico. O PPP é considerado um dos documentos mais importantes da escola, pois nele consta como ocorre todo o processo educativo na escola, os objetivos e desafios educacionais e permanecerá em vigor pelo período de cinco anos.
Parabenizamos aos professores e equipes pela dedicação e empenho na realização dos desafios que temos este ano. Com certeza a educação em nosso município não deixa a desejar no quesito qualidade de ensino, e quando colocar em prática as atualizações que estão sendo realizadas em seu currículo, a educação, além de suprir as necessidades socioeducativas da atualidade estará formando sujeitos preparados para a realidade social que estamos vivenciando.