Veja o calendário de aplicação das doses e quais cuidados tomar na hora de ir ao posto de saúde:
Primeira Etapa 12/04 a 10/05 – Crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde.
Segunda Etapa 11/05 a 08/06 – Idosos com 60 anos e mais e professores.
Terceira Etapa 09/06 a 09/07 – Pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento e forças armadas.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe iniciou no dia 12 de abril e ficará disponível nos postos de saúde até 9 de julho de 2021.
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é imunizar pelo menos 90% do público-alvo da campanha, que soma mais de 79,7 milhões de pessoas. Desta vez, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas deverão ser os primeiros a receber as doses.
Técnicos do Ministério da Saúde enfatizam que, apesar dos esforços para imunizar a população contra a covid-19, as outras vacinas não devem ser deixadas de lado. "Esse isolamento social que estamos vivendo não vai durar para sempre. A partir do momento que isso acabar, se não estivermos vacinados contra outras doenças, vamos ter uma massa de pessoas desprotegidas e vulneráveis a outros vírus", explicam.
Covid-19 ou gripe? Saiba como diferenciar os sintomas
Esse alerta vale principalmente para as crianças. Nessa época de outono e inverno, os serviços de emergência pediátricos lotam com casos de doenças respiratórias.
O resfriado, a gripe e a Covid-19 são três doenças que causam infecção do trato respiratório e que se assemelham muito nos sinais e sintomas.
Resfriado: causado por vários vírus, sendo o mais comum deles o rinovírus
Principais sintomas:
Coriza
Obstrução nasal (nariz entupido)
Espirros
Tosse seca
Dor de garganta
Mal estar
Gripe: causada pelo vírus influenza (tipo A e tipo B são os responsáveis por epidemias sazonais)
Principais sintomas:
Febre
Dor de garganta
Tosse
Dor no corpo
Dor de cabeça
Mal estar
Covid-19: causada pelo vírus SARS-CoV-2
Principais sintomas:
Tosse
Dor de garganta
Perda de olfato e paladar
Febre
Diarreia
Dor no corpo
Dor de cabeça
Fadiga/cansaço
Falta de ar
Mal estar
No atual momento da pandemia, qualquer sintoma de resfriado ou gripe é considerado suspeita de COVID-19 e o paciente deve ficar em isolamento, procurando atendimento médico.