Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 19 de Janeiro de 2025
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 28/07/2021 15:43:33

SALVADOR DAS MISSÕES REALIZOU A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Nos dias 12 e 13 de julho foi realizada a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Salvador das Missões, com o tema:

Nos dias 12 e 13 de julho foi realizada a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Salvador das Missões, com o tema: "Garantir o SUS e o Controle Social para vencer a Covid-19 e avançar nos desafios pós-Pandemia".
Neste ano devido os cuidados necessários por conta da pandemia do coronavírus a conferência foi realizada em duas etapas, sob a coordenação da Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Senhora Fátima Pansera, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
O Prefeito Municipal Vilson Schons participou da abertura do evento, e em sua manifestação enfatizou a importância da união do executivo, legislativo e da população em geral para o fortalecimento do SUS.
Sendo a primeira etapa presencial, com a participação dos profissionais da saúde municipal e representantes do Conselho Municipal de Saúde, os quais assistiram uma palestra da Enfermeira Aline Rosa Haab Stracke, que fez uma breve apresentação a respeito da responsabilidade do cidadão com sua saúde e a do próximo, a importância do autocuidado e de como a população acaba sendo dependente dos profissionais da saúde.
Ainda seguindo as atividades desta primeira etapa os participantes foram divididos em dois grupos a fim de discutir os eixos temáticos e após cada grupo fez a escolha de um relator para apresentar suas propostas aos demais, sendo assim relatado: Eixo 1 - DEVOLVER AO CIDADÃO A TOMADA DE DECISÕES, O AUTOCUIDADO E A RESPONSABILIDADE PELA SUA SAÚDE: Em relação ao autocuidado, sugeriu-se que as pessoas tivessem mais atenção à higiene pessoal, ao uso correto dos medicamentos, hábitos saudáveis de vida, respeito ao próximo e delegar maior responsabilidade aos cidadãos em relação a sua saúde, cobrando uma maior responsabilidade sobre os cuidados em casa. Em relação à responsabilidade pela sua saúde, foi sugerido que os cidadãos tivessem mais atenção às orientações que lhes são dadas pela equipe de saúde e também, que haja uma ampla divulgação de assuntos relacionados à saúde através dos meios de comunicação (carro de som, redes sociais), além da participação ativa dos membros das entidades do município e da população.
Eixo 2 – A CONTRIBUIÇÃO DOS USUÁRIOS DO SUS COM A SAÚDE DE SUA COMUNIDADE: Incentivar o autocuidado, o respeito ao próximo, a responsabilidade sobre suas atitudes, deixando o individualismo de lado. Tomar cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, instituir multa no descumprimento dos cuidados e evitar a poluição do meio ambiente.
Eixo 3 – GRUPO DE APOIO PÓS-COVID, COM ATENDIMENTO DE FISIOTERAPIA E PSICOLOGIA: Criar grupo de apoio de reabilitação com um ambiente separado para o atendimento desse público, para orientar os usuários e delegar responsabilidades, divulgar áudios educativos e com conteúdos de autoajuda.
Eixo 4 – TRABALHO PSICOLÓGICO COM OS PAIS E ALUNOS NAS ESCOLAS: Realizar palestras através de lives para esclarecimentos e orientações e elaborar materiais educativos.
Após procedeu-se a escolha dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde. Titulares: Geneci Andrade e Fátima Pansera e Suplentes: Cleonice Kaspary e Ademar Wastowski.
A segunda etapa da conferência foi realizada no dia 14 de julho, com a transmissão ao vivo de uma live na página da Prefeitura Municipal de Salvador das Missões, com a presença do Coordenador Regional de Saúde Iury Sommer Zabolotsky. Nas manifestações transmitidas para a comunidade salvadorense.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fátima Pansera, a qual saudou a todos e enfatizou a importância da realização das conferências de saúde, pois sem organização e planejamento não são obtidos bons resultados. A seguir a secretária de saúde Geneci Andrade discorreu sobre as dificuldades enfrentadas em relação a Covid-19, mas ressaltou que a Covid não só trouxe conhecimento teórico, mas também humano e dos demais desafios frente aos diferentes cenários de saúde. O Vice-prefeito Leomar Henrich falou da transformação que a Covid trouxe à toda população mundial, tanto na saúde, como na economia, dos desafios enfrentados pelos gestores mundiais, do tempo recorde para a fabricação das vacinas, da busca ativa realizada pelos agentes comunitários de saúde de nosso município e do bom desempenho de toda equipe de saúde em relação a vacinação e nos atendimentos em geral. O presidente da Câmara de Vereadores Jair Henrich, falou do papel dos vereadores na busca de informações e no auxílio à população frente a questões de interesse coletivo. O Prefeito Vilson Schons falou sobre os desafios apresentados aos gestores públicos durante a pandemia e que a administração está empenhada para garantir um atendimento de qualidade para todos os munícipes, sendo a Conferência Municipal de Saúde é uma aproximação entre o conselho de saúde, a administração e a população. Elogiou todos os profissionais de saúde pelo seu empenho e falou da luta para a revisão da tabela SUS, que a saúde se faz onde as pessoas moram e trabalham e que por isso a atenção básica deve ser valorizada.
Seguindo a live a Secretária Geneci explanou sobre o Plano Municipal de Saúde, serviços ofertados, convênios e consórcios intermunicipais. O Coordenador Regional de Saúde, Iury Sommer Zabolotsky fez sua apresentação enfatizando a importância do SUS, sobre o déficit da tabela SUS, o aumento dos leitos de UTI de 17 para 41, a falta de insumos nos hospitais para o tratamento da Covid-19 e da retomada dos atendimentos os quais estavam paralisados. Como última parte desta etapa, representantes da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde explanaram sobre os cuidados com o corpo e a mente e os desafios deste período de isolamento devido a pandemia. As Fisioterapeutas Cássia Steffens e Ana Sphor, abordaram o tema “O papel da fisioterapia na reabilitação Pós-Covid”, já a Médica Jussara Grizzo, a Enfermeira Aline Stracke e a Psicóloga Cleonice Kaspary, falaram sobre “O impacto da pandemia em nossas vidas”.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min