Museu e Biblioteca Municipal de Salvador das Missões estão sendo reabertos, algumas visitas de estudos já estão acontecendo, a estagiária Francieli Konzen é responsável por receber os salvadorenses na Casa Cultural que ainda está em fase de organização. Nesta semana a turma do 2º ano do Ensino Fundamental do colégio João de Castilho, da Professora Maristela, se encantaram com as peças sobre os meios de comunicação.
A cultura é um importante meio de obtenção do conhecimento e mantém estreita relação com a educação, por isso, ela é uma indispensável política pública. As transformações sociais podem acontecer a partir de pequenas ações, na área cultural, as expressões e iniciativas surgem naturalmente e sempre em busca de espaços de desenvolvimento e incentivo.
Em pequenos municípios, os estímulos culturais acabam resultando em trabalhos articulados por diferentes entidades/instituições e em mudanças muito visíveis na comunidade local. Esforços integrados e constantes têm grande poder de minimizar e evitar os riscos sociais, e a cultura é um investimento imprescindível em qualquer contexto de promoção da cidadania.
A conservação do patrimônio cultural é de interesse público, visto que ele representa a história de um local e de seu povo. Dessa forma, o município têm um papel essencial na formulação e implementação de políticas públicas que preservem este tão valioso patrimônio. As cidades estão no centro da cultura, pois é nela que as ações culturais de fato se manifestam.
A Administração Municipal está empenhada em estimular as atividades culturais em Salvador das Missões, várias ações estão sendo realizadas: Oficina de Música, Coral Municipal, apoio a Banda Municipal, reabertura do Museu e Biblioteca e apoio ao grupo de danças do CTG “Querência das Missões”.