A Prefeitura de Salvador das Missões, utilizando recursos próprios, realiza a recuperação de um trecho do acesso da BR 392 até a Vila Santa Catarina, através da implantação de um projeto piloto no município: a pavimentação utilizando concreto usinado com fibras.
Desde o início deste ano, ao assumir a administração municipal, esse acesso é uma preocupação, pois a qualidade do asfalto está prejudicando os motoristas e produtores rurais que diariamente precisam se deslocar neste trecho e devido às condições da estrada. Inicialmente neste local havia uma estrada de chão, posteriormente foi feito calçamento e depois o asfalto por cima do calçamento e isso com o passar do tempo foi se deteriorando, sendo necessário manutenções constantes no trecho e cada vez foi diminuindo mais a qualidade do acesso, por não existir nenhuma base sólida e pela quantidade de peso que diariamente transita nesta estrada, grande trafego, com excesso de carga. O Setor de Engenharia da prefeitura optou por realizar a pavimentação utilizando o concreto usinado, colocando em prática uma opção estudada pelo executivo salvadorense desde o início do mandato.
Ao todo, são 309 metros de comprimento por 6,5 metros de largura de pavimentação, com 18 centímetros de espessura. Para a nivelação da rua, foi adicionado pedra brita – o qual foi compactado – e coberto com uma lona preta, sobre a qual o concreto usinado com fibras foi depositado, sendo um investimento financeiro de aproximadamente R$ 220.000,00.
MATERIAL
De acordo com a equipe técnica da prefeitura, o trecho foi escolhido devido às condições do solo, o qual é muito frágil. O pavimento de concreto demonstrou ter a qualidade necessária para o fluxo que tem neste local, e em comparação com o asfalto, a durabilidade do concreto é maior. “O concreto resiste no mínimo 50 anos. No caso deste acesso, acreditamos que terá uma grande durabilidade”.
De acordo com o prefeito de Salvador das Missões, Vilson Schons, a equipe de engenharia da prefeitura irá acompanhar o comportamento do pavimento, quanto ao quesito durabilidade, devido ao período de garantia da obra. “O concreto usinado com fibra será uma opção para melhorias em infraestrutura no município. Se o custo benefício estimado com a utilização do material se confirmar, a Administração Municipal irá investir nesta opção e atender as reivindicações da comunidade”.
MELHORIAS
Moradores do local e empresários expressam alegria com a implantação deste projeto e comemoram a recuperação da via. “Há anos esperávamos que um dia essa situação mudasse e agora é um motivo de orgulho para nós, pois estamos observando as mudanças!”