O município de Salvador das Missões possui uma extensa área rural, ocupada por produtores dos mais diversos segmentos. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, está incentivando o desenvolvimento da comunidade rural apoiando os produtores salvadorenses com serviços que agilizam e facilitam o dia a dia na atividade agropecuária, como por exemplo, o atendimento de médico veterinário que ocorre diariamente.
O Médico Veterinário Henrique Rockenbach é o responsável pela avaliação, vacinação e cirurgias dos animais, entre outros. Henrique enfatiza o conhecimento transmitido aos produtores como um dos diferenciais do trabalho. “Buscamos ajudar o produtor rural em todos os aspectos do manejo da propriedade, do gado e tentando explicar de maneira simples”, explica. Com essa proximidade a Administração Municipal pode conhecer cada vez melhor o pequeno produtor, suas dificuldades e preocupações.
Semanalmente a equipe de veterinária da secretaria formada pelos profissionais Henrique Rockenbach, Médico Veterinário e Nelson Ruszczyk, técnico em agropecuária, tem realizado dezenas de atendimentos diários nas propriedades rurais pelo município.
Conforme o Secretário Leomar Henrich, são em média 10 atendimentos diários. “A eficácia no atendimento depende da localização das propriedades, por isso é importante que o produtor que necessite de nosso atendimento ligue bem cedo na secretaria para agendar, assim podemos nos organizar e preparar um roteiro para atender o mais rápido possível a quem nos chama”, disse.
TRABALHO EM EQUIPE
O trabalho da equipe consiste na maioria das vezes no atendimento clínico, cirurgias e aplicação de vacinas, porém, nem sempre aplicar uma vacina pode ser tarefa simples. Exemplo prático, para segurar uma vaca de mais de 400 quilos, que está se debatendo, é necessário um colega de apoio, só assim será possível aplicarmos os medicamentos.
SERVIÇOS
Dentre os serviços realizados pela equipe veterinária da Secretaria de Agricultura, nos bovinos, estão cirurgias em geral, aplicação de vacinas contra a brucelose e apoio na realização de partos. Nos equinos registrados no município, são realizados exames de mormo e anemia, que são coletados e enviados para o laboratório em Ijuí.
No caso dos partos nos bovinos, quando a equipe é chamada é justamente porque há alguma dificuldade no parto natural, então o apoio é imediato, tanto que quanto um produtor liga informando que há um problema com parto a equipe interrompe a agenda e segue para o atendimento de emergência. "São em média 12 partos por mês que necessitam de nossa intervenção”, comentou Henrique.
Sobre a inseminação artificial em bovinos de leite, vale ressaltar que em março deste ano, houve a primeira modificação no dispositivo da Lei Municipal 713, que desde sua publicação em 2009, não havia sido alterada e como uma das metas que constaram no plano de governo apresentado pela atual administração foi ampliado o subsídio para a aquisição de sêmen, com o objetivo de melhorar a qualidade genética do plantel do gado leiteiro do município. O valor máximo a ser subsidiado será de até R$ 30,00 (trinta reais), por dose de sêmen convencional adquirida e R$ 50,00 (cinquenta reais) por dose de sêmen sexado adquirida, sendo que cada produtor terá direito a receber o subsídio do sêmen na proporção de até 2 (duas) doses de sêmen por animal apto a reprodução por ano, conforme cadastro na Inspetoria Veterinária e cada produtor terá direito a receber subsídio de no máximo 25% de doses de sêmen sexado, sobre o total de doses de sêmen adquirido subsidiados.
Quanto ao atendimento da equipe veterinária, os telefones de contado são 3358-1094 e 99659-8266.