O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com apoio da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social de Salvador das Missões. Nesta edição, o tema foi “A Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
O evento foi realizado no dia 14 de julho de 2021, às 9 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Salvador das Missões e este ano devido a pandemia do coronavírus, que impõe algumas restrições relacionadas a aglomerações, a conferência foi realizada através de um debate com a participação dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social e servidores da secretaria municipal.
Segundo a Secretária Cristiane, a Conferência Municipal é uma ocasião que permite avaliar de forma propositiva se as pessoas estão sendo atendidas de forma adequada, para que o planejamento das políticas públicas avance e seja aprimorado. “O principal desafio é garantir a participação de todos os conselheiros, os quais representam as entidades e os próprios usuários da rede de atendimento municipal, para compartilhar ideias e abrir as portas para propostas que possam construir um conjunto de serviços de qualidade, amplos e acessíveis”, disse.
Cristiane acredita que, a partir do diagnóstico obtido por meio das discussões, levantamentos e avaliações, é possível identificar as principais dificuldades da população e suas prioridades no que se refere às políticas municipais desenvolvidas na Assistência Social. “A ideia é mobilizar os servidores, trabalhadores, conselheiros que representamos diferentes segmentos da sociedade, para que enriqueçam as análises, fazendo com que as deliberações gerem resultados positivos na 6ª Conferência. Posteriormente, na ponta das ações, tudo isso vai contribuir para um plano de trabalho que abrace, de fato, as intenções traçadas”, concluiu.