Na tarde da última segunda-feira (20/03), na propriedade do senhor Silvério Lunkes, localizada próxima ao trevo de acesso ao município, foi aberta a colheita da soja em Salvador das Missões. Estiveram presentes o Prefeito Daniel Gorski, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Paulo Tito Becker, o Engenheiro Agrônomo da Emater Jaderson dos Anjos Toledo, o Técnico Agrícola Nelson Ruszczyk, além dos munícipes e produtores Carlos Lunkes, Airton José Ely e seu filho.
De acordo com Silvério, a lavoura foi implantada no dia 28 de outubro de 2016, e foi utilizada a variedade Brasmax Ponta IPRO, sendo que a época de plantio e as condições climáticas favoráveis ocorridas ao longo de todo o ciclo da cultura elevaram a produtividade da lavoura, que alcançou média líquida de 4084 kg/ha.
De acordo com a EMATER, a média geral de produtividade no município deve superar os 3300 kg/ha, uma vez que o clima foi bastante favorável para a cultura da soja. Aliando a isso, o árduo trabalho dos produtores no monitoramento e controle correto de pragas e doenças, o resultado foram lavouras de plantas sadias, com bastante carga, com grãos bem formados e consequentemente pesados.
Na ocasião também foi estreada a colheitadeira New Holland TC 57 Hydro, de propriedade de Airton José Ely, que foi financiada pelo Pronaf Investimento Mais Alimentos, com projeto técnico elaborado pela EMATER.