As soberanas do Município de Salvador das Missões, Rainha Evelin Schneider, 1ª Princesa Maria Antônia Thiele e 2ª Princesa Fernanda Mumbach, apresentaram no domingo, dia 23, durante o desfile em homenagem ao Colono e Motorista, os vestidos que acompanharão a corte ao longo das festividades nos próximos anos. Rainha e princesas, também participaram, antes do desfile, de uma sessão de fotos e que farão parte da divulgação da Novemberfest e Exposalm.
Como os trajes são compostos por peças separadas, permitirão outas combinações diferentes para a corte usar, sendo que cada combinação a ser usada, será pensada para estar em harmonia com a ocasião.
A escolha do verde, que representa as matas, tão características da região, simboliza a conexão com a natureza exuberante presente na cidade e interior do nosso município. Além disso, o verde também remete à bandeira de Salvador das Missões, fortalecendo o vínculo entre as soberanas e o orgulho de pertencer à comunidade.
Para arrematar, foi escolhida a cor dourada, que representa a riqueza cultural presente em cada cidadão que a valoriza e vive isso em seu dia-a-dia. As flores no bordado dos trajes representam as características que levaram Salvador das Missões a ser essa comunidade tão querida por todos. Elas estão presentes em cada Salvadorense: o trabalho, a fé e a hospitalidade.
O tecido nobre escolhido para confeccionar os trajes, o veludo, possui um histórico de nobreza e elegância, remetendo ao esplendor das mulheres de gerações passadas. Com detalhes em organza, bordados delicados e pedrarias, os trajes das soberanas ganham uma aura de sofisticação e requinte, evidenciando a riqueza das belezas naturais do município de Salvador das Missões.
As soberanas irradiam uma presença majestosa, evocando a imagem das princesas e rainhas dos tempos passados. Além de serem um símbolo de elegância, elas carregam consigo o legado deixado por seus antepassados, transmitindo um profundo senso de pertencimento e valorização da identidade local.
Ao longo destes 31 anos de história do município, as Soberanas de Salvador das Missões, sempre foram e são verdadeiras representantes do encanto e da tradição do município. Seus trajes, sempre impecáveis refletem não apenas a beleza estética, mas também a dedicação e o respeito pela história e cultura de Salvador das Missões, tornando-as figuras inspiradoras e admiráveis para todos que convivem com elas em suas comunidades e o público presentes nos eventos.
Os trajes foram desenhados e confeccionados pela renomada costureira Maria de Lourdes Eich de Cerro Largo.