Os Centros-Dia para idosos são espaços alternativos, às vezes dentro da própria Casa lar, para as pessoas idosas usufruírem com segurança de atividades e convívio social, sem a necessidade de serem residentes. É um serviço diferenciado que oferece ao idoso a oportunidade de convívio social, ob os cuidados de profissionais especializados.
Na última semana o Prefeito Vilson Schons e o Vice-prefeito Leomar Henrich, acompanhados dos Vereadores Janete Haas, Noeli Langer, Jair Lenz e Evandro Sulzbacher, estiveram na cidade de Caxias do Sul, para uma visita de conhecimento ao Centro de Convivência Paz e Bem, que presta serviço de proteção especial para pessoas com deficiência, Idosas e suas famílias (60 anos ou mais), na modalidade Centro Dia para pessoas idosas.
Foram recebidos pelo Secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, Senhor Paulo Roberto Rosa da Silva, pela Diretora Geral de Segurança Pública e Proteção Social, Senhora Suely Rech, pelo Coordenador da coordenadoria de Proteção Social, Senhor Everson Artur Furtado, pela Assistente Social da Coordenadoria da Pessoa Idosa, Senhora Nicole Fingler e pela Coordenadora do Serviço Centro Dia Pessoa Idosa, Senhora Patrícia Melotto.
MODELO DE TRABALHO
O Centro Dia do Idoso, em consonância com a Política de Assistência Social, é um equipamento destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial de Média Complexidade, classificado como Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, aprovada pelo Conselho Nacional da Assistência Social, conforme resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009.
O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. Deve contar com equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários. A ação da equipe será sempre pautada no reconhecimento do potencial da família e do cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e na redução da sobrecarga do cuidador, decorrente da prestação de cuidados diários prolongados.
SALVADOR DAS MISSÕES
Em Salvador das Missões, uma grande parte da população está enquadrada no grupo de idosos, com mais de 60 anos, o município possui uma Casa do Idoso, que é utilizada pela Associação Municipal da Terceira e pelos grupos de Terceira Idade organizados, para reuniões e atividades de lazer, também são incentivados a participar de grupos esportivos, com jogos de câmbio, integração regional, através dos Bailes da Terceira Idade, na cultura, com a participação em festivais de música, oficinas de acordeon, canto coral e Banda Municipal.
Um dos projetos da Administração Municipal, que tem sido pensado desde o início deste governo, é a construção de uma “Casa Lar Dia”, para idosos, um local em que o idoso poderá passar o dia, ser cuidado por profissionais técnicos e se integrar com pessoas da mesma idade, através de atividades de lazer e oficinas temáticas. O objetivo da visita em Caxias do Sul, foi conhecer a organização de um espaço que funciona com sucesso, já há vários anos e é mantido pelo município.
CASA LAR DIA e o ENVELHECIMENTO
O processo de envelhecimento se dá de forma contínua, é um movimento comum a todos, mas também de forma singular. Cada indivíduo envelhece no seu tempo e a seu modo, em decorrência de uma série de fatores que contribui nesse processo, como ambientais, biológicos, econômicos, culturais e sociais.
O envelhecimento deve ser observado de forma específica, pois cada indivíduo possui traços e particularidades diferentes o que evidencia suas necessidades e demandas. Muito se sabe que a diversidade entre as pessoas idosas está relacionada as diferenças na capacidade funcional, no contexto histórico e socioeconômico, nas relações familiares e sociais, no território pertencente e nas experiências vivenciadas.
É dentro da perspectiva do envelhecimento e das diversidades e fatores, que se busca na individualidade de cada indivíduo, um olhar atento dos serviços ou Políticas Públicas de atendimento à população idosa, para as diferenças de cada sujeito, assim como compreender e considerar as dificuldades e limitações apresentada.
Tendo em vista que tal atendimento deve ser estendido, tanto a pessoa idosa independente, com autonomia, ativo na sociedade, com poder de tomar decisões pessoais, executa as funções da sua vida diária sem auxilio, quanto à pessoa idosa semidependente/ dependente, que necessita de acompanhamento continuo ou permanente para desenvolver suas atividades de vida.
Não há dúvidas de que o envelhecimento amplia a demanda por cuidados, e que as pessoas idosas passam a depender do auxílio da família ou até mesmo de terceiros para realizar as atividades básicas do dia a dia e que este grupo familiar vem sofrendo alterações desde a composição até na com redução de número de membros.
Atender a pessoa idosa em suas necessidades básicas é prioridade da mesma forma que prestar suporte à sua família na tarefa de cuidar, isso porque o cuidado em domicílio é mais complexo e desgastante devido à dependência e necessidade de atenção contínua evitando assim o risco de institucionalizações.
O Centro Dia possui como caráter preventivo contra o adoecimento da população idosa, assim como na prevenção dos principais fatores, além de considerar que na atual conjuntura, é percebido um déficit de vagas em instituições subsidiadas pelos municípios, e uma crescente demanda de acolhimento institucional, devido à falta de preparo e suporte da família nos cuidados com a pessoa idosa.