O descarte irregular do óleo de cozinha pode obstruir as redes coletoras de esgoto, estações de tratamento e causar danos ao meio ambiente. Desse modo e pensando nisso, os alunos Ana Paula Hilbig, Clésio Malesczyk, Joana de Castro, Luana Vier e Vanessa Neunfeld, do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, tiveram a iniciativa para elaborar um projeto de implantação de coleta de óleo de cozinha para a reutilização e a reciclagem do mesmo.
Essa reciclagem faz parte de um projeto de estágio não-formal aonde os alunos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador das Missões, implantaram no município 5 pontos de coleta, nos quais os óleos podem ser levados para o descarte, sendo estes na Prefeitura Municipal, no Colégio Estadual João de Castilho, na EMEI Raio de Luz, na Secretaria Municipal de Agricultura e na Escola Municipal Padre Afonso Rodrigues.
Por fim, os alunos em conjunto com o Clube de Mães Sempre Unidas, da Linha Isabel Norte, fizeram vários tipos de sabão a partir do óleo coletado. Esses locais ainda irão funcionar como ponto de coleta do óleo, que será de responsabilidade de uma empresa de São Luís Gonzaga, onde o material será reutilizado.