O agricultor Ivar Meinhart, residente da Vila Santa Catarina, colheu na sua horta uma raiz de Cará, com dimensões avantajadas e com peso de 3,15 Quilogramas. Além do exemplar trazido ao Prefeito Daniel, Meinhart garante que a planta apresentará raízes de mais de 6 Kg. A muda, ou pedacinho de raiz que gerou a planta da horta do produtor, foi recebida por ele em uma Feira, no município de Cerro Largo.
O cará é um tubérculo de origem africana, mais especificamente das ilhas de Cabo Verde e São Tomé, sendo bastante confundido com o inhame. Foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos, tendo se adaptado muito bem ao clima do nosso país. O cará se apresenta de tamanhos e formatos diferentes, atingindo de 500 gramas a 3 quilos e o seu período de safra vai de março a agosto.
Alimento rico em carboidratos, o Cará é altamente energético. Contém uma grande quantidade de vitaminas do Complexo B – B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B5 (Niacina), B6 (Piridoxina) - e é rico em fibras solúveis. Os nutrientes encontrados no Cará fortificam os nervos; estimulam o apetite e o crescimento; e auxiliam no processo digestivo.
O prefeito, conhecedor destas e outras espécies por sua reconhecida atuação junto à Emater, afirma ainda que são encontradas duas espécies de Cará: aquela que produz raízes, ou seja, dentro do solo (caso dessa do produtor Ivar) e outra espécie que produz nos troncos, fora da terra.