Moradores da Vila Santa Catarina passam por motivos de aflição quando da incidência de grande volume de chuva em pouco tempo. Com o aumento significativo do volume de água no riacho que cruza a Comunidade, o mesmo acaba saindo do leito e invadindo casas, estabelecimentos comerciais e causando grandes transtornos na comunidade.
Em diálogos com os moradores que já viveram o problema de perto, chegou-se ao entendimento de que um dos problemas poderia ser a pouca vasão em uma das pontes. Foi então que o Vice-Prefeito Quiliano Rauber, juntamente com a equipe das obras, teve a iniciativa de buscar a solução para esse problema, encontrando para isso três possíveis maneiras: aumentar a altura da ponte (o que exigiria um investimento de mais de 150 mil reais), aumentar a largura dos leitos e a melhor alternativa encontrada que foi aumentar a profundidade do riacho na localidade da ponte. A meta de aumentar em 50 centímetros a profundidade do arroio resultará no aumento da vazão em até 25%.
O serviço que está sendo realizado consiste na retirada de rochas que estão depositadas no fundo do riacho. Para isso foi necessária a procura de profissionais que atendem a esse tipo de trabalho.
Além do aumento de 2,10 metros para 2,60 metros de altura até a ponte, o riacho receberá também o serviço de limpeza em todo o seu leito, removendo assim possíveis lixos acumulados, terra e pedras, o que também ajudará aumentando a vazão.
Para o Vice-Prefeito Quiliano, a iniciativa é muito importante para os munícipes que residem na Comunidade, pois esta é uma das alternativas encontradas para tentar amenizar os problemas existentes. Ressalta também que está sendo uma obra que poderá ter grandes resultados e o melhor, com o mínimo gasto possível