Os servidores do município de Salvador das Missões reuniram-se na tarde desta terça-feira, 12 de setembro, para participarem da entrega e apresentação do Relatório da Avaliação Atuarial do exercício 2017, ano base cadastral 2016 do RPPS. A reunião foi solicitada pelo Conselho Municipal de Previdência – CMP – ao prefeito Daniel Gorski, o qual, em entendimento à importância de tal assunto para os municipários, concedeu um período para a realização da reunião.
Realizando a abertura dos trabalhos, o prefeito externou agradecimentos pela presença dos servidores municipais, o que reafirma a necessidade deste tipo de evento. O prefeito falou também sobre a necessidade dessa reunião para os integrantes da Administração Municipal, que em sua maioria estrearam neste ano na vida pública e por este fato acumulam dúvidas sobre este assunto. Também aproveitou para discorrer sobre a sua preocupação com o RPPS, visto a alta contribuição por parte do município, necessária para compensar valores não recolhidos nos anos iniciais do regime.
Na ocasião, foi convidado a palestrar o Atuário Joel Fraga da Silva, da Gestor Um Consultoria e Auditoria. Segundo Joel, ao estudar os recursos disponíveis no fundo, os servidores que já usufruem do mesmo e os que ainda terão seus direitos conquistados, tem uma estimativa de custo ao fundo calculada. Através deste valor, e da estimativa de recolhimento até a concretização da aposentadoria/pensão, calcula-se o valor necessário para cobrir todos os custos, o que segundo o estudo está abaixo do ideal.
Dá-se isso por diversos motivos, sendo o principal apontado, a falta de recolhimento nos anos iniciais de funcionamento deste fundo, o que reflete agora e obriga ao município uma contribuição a maior, na corrida pelo equilíbrio das contas. Ainda segundo o profissional, apesar de preocupante a situação segue sob controle, já que certamente alguns ajustes serão suficientes para o fechamento da conta no futuro.
Foram citados também dados das contas do fundo, o qual tem seu saldo investido no mercado financeiro na busca de melhores rendimentos. Joel exaltou a equipe que controla tais recursos, pela eficiência nas aplicações, onde os objetivos são normalmente vencidos, rendendo acima das metas propostas.
Ao encerrar o encontro, por parte do Conselho Municipal de Previdência e da Administração Municipal, existiu um consenso na realização anual deste encontro, para que os colaboradores da Administração Municipal possam estar informados sobre os recursos que sustentarão seu futuro.