Notificação de dengue aumentando no município.
Temos transmissão local de Dengue.
Cuidado, a Dengue mata.
Elimine os criadouros de mosquitos.
Alertamos a população para não se esquecer dos perigos causados pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A vigilância ambiental ressalta a importância de cuidados no combate ao inseto vetor, que podem ser colocados em dia, em casa, no período de isolamento social.
Como a reprodução do mosquito é possível em água parada, é importante que haja eliminação de tudo que possa servir de recipientes, como pneus sem uso, potes e outros objetos. Além disso, também é preciso cobrir caixas d’água e fechar ralos pouco utilizados com plástico ou, duas vezes por semana, jogar água sanitária nesses espaços.
Outras medidas são: manter as calhas limpas, colocar garrafas de vidro vazias sempre viradas de cabeça para baixo e deixar as lixeiras bem tampadas. Também é necessário descartar, corretamente, copos plásticos, embalagens, garrafas pet, tampinhas, sacolas plásticas e latas, para que não se tornem criadouros do Aedes aegypti.
É muito importante que os moradores se atentem também para essas doenças, que costumam causar muitos transtornos. Sabemos que a pandemia do coronavírus tem alarmado a população, mas não podemos deixar de ficar atentos, também, aos problemas que o mosquito Aedes aegypti pode causar. É uma luta que não pode ser interrompida e que exige a colaboração de todos.