Na semana do dia 13/01/2020 a 17/01/2020, realizou-se o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti. Foram inspecionados 33% dos imóveis do município (Sede e Vila Santa Catarina) totalizando 286 imóveis visitados.
Foram coletadas muitas amostras, onde todas foram mandadas para análise no laboratório do estado, confirmando-se assim que todas as amostras coletas deram positivas para larvas do mosquito Aedes Aegypti. O índice de infestação ficou em 4,2% que é classificado como alto risco.
O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.
Fica o alerta que cada um deve fazer a sua parte, fazendo a limpeza do seu pátio pelo menos uma vez por semana, descartando qualquer criadouro que possa servir para o mosquito Aedes Aegypti colocar seus ovos.
“Lutar contra a dengue é nossa obrigação, cada um fazendo sua parte, vamos ter uma solução”. “Melhor passar um dia limpando o quintal do que passar um dia no hospital”.