A Administração Municipal está trabalhando, desde o mês de março, na mudança do Museu Municipal, para um novo endereço e também na organização da exposição do acervo.
O Museu Histórico Municipal foi criado em 2004, e no ano de 2006 foi cadastrado no sistema estadual de Museus – SEMS órgão do governo do estado que dá legitimidade a existência dos Museus no RS neste ano aberto ao público.Nos últimos anos estava fechado para visitação.
O acervo do Museu é bastante variado, compreende desde ferramentas e utensílios dos pioneiros, peças indígenas em pedra polida e pedra lascada, utilizadas para a caça de animais e no corte de madeira. Essas peças possuem mais de 300 anos.
Entre o acervo da colonização alemã, há alguns muito interessantes que nos remetem ao passado difícil dos imigrantes alemães e as manifestações culturais, vivenciadas até hoje. Os vários objetos resgatam fragmentos da história, que não pode ser esquecida, pois, saber de onde vem fortalece a identidade de um povo.
Um Museu não é apenas um depósitos de objetos velhos, é lugar de preservação da memória e da história daqueles que viveram antes de nós e ajudaram a escrever a história das cidades até então, por isso, cada objeto precisa apresentar o maior número de informações, data de fabricação, modelo, a quem pertenceu, qual era sua função, essas informações agrega valor ao objeto e ao espaço. Esse é o trabalho que estamos fazendo no momento resgatando as informações dos objetos, o histórico da chegada dos imigrantes ao estado, os costumes e valores do povo que descende das colônias alemãs. Para proteger os objetos, foram adquiridos mobiliários novos e expositores, que possibilitará expor mais informações.
Em breve o Museu Histórico Municipal estará aberto a visitas da comunidade e os alunos serão recebidos com atividades de educação patrimonial o que proporcionará uma visita interativa e maior aprendizado.