Evento tradicional no calendário dos suinocultores gaúchos, o 47° Dia Estadual do Porco foi realizado nesta sexta-feira, dia 11 de agosto com a presença de autoridades e produtores de suínos de várias regiões do estado, ressaltou a importância da produção no Rio Grande do Sul.
Em 2022, o Estado exportou carne suína para 77 países, mantendo o Rio Grande do Sul na posição de 2° maior exportador do país. Dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), apontam que no ano passado houve o abate de 11 milhões de suínos, resultando numa produção de 1,05 milhão de toneladas de carne.
O secretário da Agricultura, Giovani Feltes destacou a importância do trabalho de quem produz e que o Estado tem sido parceiro para ajudar a superar os desafios que são impostos no dia a dia. "Temos extrema preocupação com as coisas do homem e da mulher do campo porque sabemos da importância e relevância social e econômica que a produtividade do agro tem para o Rio Grande do Sul. E o Estado está tentando minimamente colaborar", ressalta.
O Secretário Ronaldo Santini valorizou a iniciativa de realização do evento, já que a ação traz à tona temas importantes relacionados à comercialização, a inovação e a questão de políticas públicas destinadas ao setor suinícola. "De um modo geral, manifestações como as de hoje preparam os produtores para um mercado cada vez mais competitivo e que demanda que todos estejam atualizados", acrescentou Santini.
O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Luis Folador, comemora, mais uma vez, o sucesso do evento. “Dentro da ACSURS, o evento já é tradicional, e nos orgulhamos em a cada ano, reunirmos mais pessoas e abrangermos suinocultores de mais regiões. O Dia Estadual do Porco, a cada edição cresce e fixa-se no calendário dos produtores gaúchos”, frisa.
Para o prefeito do município anfitrião, Bruno Jungues, foi um orgulho ser pioneiro na realização do evento, no Vale do Caí. “A suinocultura é muito importante para nós! Poder proporcionar este evento aos nossos munícipes e aos produtores da região, é motivo de muito orgulho”, explica.
As palestras foram com Ricardo Santin, presidente da ABPA, que abordou o tema, cenários e perspectivas no mercado de suínos e Eduardo de Mércio Figueira Condorelli, Superintendente do Senar/RS, que falou sobre a importância da gestão no processo sucessório de negócios rurais.