Preocupados com a grande incidência de assaltos em nosso município, um grupo de vereadores da Sede, Vila Santa Catarina e Caraguatá, vereadores João Carmo Vier, Samuel Schneider, Julci Vanderlei Luft e Maria Teresa Thomas, em parceria com a Administração Municipal vem trabalhando em medidas preventivas e de meios úteis na elucidação de ocorrências desta natureza.
Neste sentido, por iniciativa dos vereadores supracitados, ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 28 de novembro, uma importante reunião no gabinete com lideranças dos órgãos integrantes da área de segurança do nosso Município. Participaram da reunião o Prefeito Municipal Daniel Gorski, Secretário de Administração Gustavo Nedel, Vereadores Samuel Schneider e Julci Luft, Comandante da Brigada Militar de Cerro Largo Tenente Menin, Comandante da Brigada Militar de Salvador das Missões Sargento Brum, Chefe da Delegacia de Polícia de Cerro Largo Delegado Charles Dias do Nascimento, Presidente do grupo de apoio a Brigada Militar Cleiton Damke e técnico em sistemas de informática e monitoramento Cleiton Schons.
Dentre os demais assuntos tratados, foi dado ênfase a implantação de um sistema de monitoramento por vídeo câmeras capaz de monitorar toda movimentação de pessoas e veículos em nosso município, com câmeras inteligentes capazes de identificar veículos suspeitos ou com restrições junto aos órgãos de segurança e fiscalização do estado. Primeiramente será implantado na Vila Santa Catarina e posteriormente na Vila Caraguatá. Também está previsto o melhoramento do sistema já instalado na sede do município.
Aliado a implantação nas comunidades do interior e melhoria na sede, está em fase de estudos a adesão ao sistema integrado de monitoramento do estado, onde existe monitoramento em tempo real com equipamentos que acusam qualquer irregularidade e permitem o acionamento dos órgãos de segurança para coibir as infrações ou prender os infratores no ato do delito.
Durante a próxima semana, a Brigada Militar em parceria com Polícia Civil, farão o levantamento dos possíveis locais de monitoramento bem como os equipamentos mais adequados para serem utilizados na implantação do sistema. O Município através da Secretaria de Administração irá trabalhar no encaminhamento da documentação para adesão ao SIM e os vereadores se responsabilizaram pela busca dos recursos junto a Bancada do Partido dos Trabalhadores.
A expectativa da equipe de trabalho é de que, em meados do mês de março de 2020, o sistema esteja instalado e operando, oferecendo, desta forma, maior segurança aos munícipes e empresas aqui instaladas.