Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 22 de Janeiro de 2025
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 04/06/2022 10:16:01

CRIE O IMPOSSÍVEL 2022 MOBILIZA MAIS DE 10 MIL ESTUDANTES GAÚCHOS NO ESTÁDIO BEIRA-RIO

Jovens de Salvador das Missões, alunas do Colégio João de Castilho participaram do evento em Porto Alegre que foi transmitido ao vivo para 200 mil alunos de todo Brasil e contou com atrações como Tinga, Biana Rosa e a cientista Jaqueline Goes.

 

A ONG Embaixadores da Educação, em parceria com o Sebrae e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul, promoveu no dia 3 de junho, a 4ª edição do Crie o Impossível.  Realizado no Estádio Beira-Rio, o evento inspiracional, que mobiliza estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a acreditarem e investirem no seu potencial, teve a participação presencial de mais de 300 escolas gaúchas e mais de 10 mil alunos. Além disso, pela primeira vez, o encontro foi transmitido ao vivo nas instituições de ensino de todo o Brasil para cerca de 200 mil alunos. A transmissão ocorreu pelo canal do YouTube da ONG Embaixadores da Educação.

 

O evento apresentou 11 palestras de profissionais que trazem representatividade para os estudantes por terem origens semelhantes às deles. Os palestrantes compartilharam suas histórias de vida falando sobre dificuldades, desafios e caminhos possíveis para superação e conquistas.

Estiveram presentes no encontro o Tinga, ex-jogador da seleção brasileira de futebol; Murilo Duarte, influencer e investidor; Jaqueline Goes, cientista que ficou mundialmente conhecida por liderar o sequenciamento do DNA do Covid no Brasil em 48h; Gustavo Tubarão, influencer; Bianca Andrade, empreendedora e maquiadora conhecida como “Boca Rosa”; a rapper Mc Soffia; o programador e empreendedor Edmar Ferreira; a dançarina e influencer Ramana Borba; Isaías, humorista e Tiktoker; o professor e ex-BBB João Pedrosa; e o maior Edutuber do Brasil, professor Noslen. O Crie o Impossível também teve a presença dos apresentadores Paulo Vieira, Nyvi Estephan, a aluna Ayla e o aluno Ednei.

 

Conforme a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a juventude é a força transformadora das gerações. “Os jovens precisam de oportunidades, estímulo e inspiração para revelarem todo o seu potencial. O Crie o Impossível é isso. Ouvir histórias de pessoas vitoriosas em suas trajetórias e se inspirar para a superação de desafios. Esses estudantes têm a força e a coragem para transformar suas vidas e tornar possível os seus sonhos”, destaca.

 

A cofundadora e CEO do Embaixadores da Educação, Guilhermina Abreu, explica que o evento, que nasceu com o formato presencial em estádio do Mineirão, ganhou outra dimensão este ano, com o evento no Beira-Rio e transmissão ao vivo dentro das escolas públicas de todo o Brasil. De acordo com ela, a ideia é ampliar o acesso nacionalmente e fazer com que cada estudante experimente a sensação de estar ao vivo, independentemente se ele está numa Capital ou num município distante, no Interior. “Depois de duas edições em Belo Horizonte, a experiência da edição remota do Crie o Impossível nos deu a certeza de que o evento precisava continuar sendo transmitido nacionalmente, pois tivemos um engajamento muito forte pelas redes. Em 2020, alcançamos cidades muito pequenas e afastadas dos centros urbanos, onde as oportunidades são poucas. Soubemos de histórias como a do Samuel, que descobriu o evento quando procurou na internet por ‘oportunidades para estudantes de escolas públicas’. Começamos o projeto da ONG com uma turma de 40 alunos e nos sentimos realizados por, hoje, impactarmos todo o Brasil como agentes de transformação social”, explica.

 

INSPIRADORES

Uma das histórias de sucesso dos palestrantes do Crie o Impossível é a do investidor Murilo Duarte. Criador do projeto Favelado Investidor, ele sempre estudou em escola pública, criou o maior canal de educação financeira na linguagem da quebrada do Brasil e conquistou seu primeiro milhão aos 26 anos. “Eu comecei gravando os meus vídeos na laje. Eu não tinha um celular decente, mas eu gravava o conteúdo da melhor maneira com as ferramentas que eu tinha. Aí, um ano depois, eu consegui sair na revista Forbes. Então, eu quero demonstrar aqui para vocês o seguinte: não desista, não é impossível, acredite nos seus sonhos”, afirma Murilo.

 

Outro caso inspirador é o da cientista Jaqueline Goes. Ela é formada em Biomedicina e ficou mundialmente conhecida por liderar o sequenciamento do DNA do Covid no Brasil em 48h e foi homenageada com uma boneca da Barbie. “Eu sou uma mulher, negra e nordestina. É um conjunto de sub-representatividades. Mas também sou uma cientista, reconhecida nacionalmente e internacionalmente e, hoje, eu lidero uma das pesquisas mais importantes no Brasil. Então, eu sei que daqui, do Crie o Impossível, surgirão novos cientistas. Acredite, é possível”, enaltece.

CRIE O IMPOSSÍVEL

O Crie o Impossível é um projeto da ONG Embaixadores da Educação criado em 2013 e composto por ex-alunos de escolas públicas que frequentaram o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae em Minas Gerais. A ONG foi criada quando o grupo estava no terceiro ano do Ensino Médio e, ao participarem do projeto do Sebrae, começaram a questionar como os outros colegas poderiam ter as mesmas oportunidades.  Nasceu, então, a Embaixadores da Educação para oportunizar a outros jovens o acesso a uma educação empreendedora, protagonista e empoderada. Em três edições, até o ano passado, o Crie o Impossível alcançou 50 mil estudantes de escolas públicas de 3 mil municípios de todo o Brasil, com 170 mil acessos na edição remota (2020), transmitida pelo canal oficial do TikTok no Brasil e pelo canal da ONG no YouTube.

 

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min