Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 18 de Janeiro de 2025
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 14/03/2023 16:12:54

EM NOITE FESTIVA, SALVADOR DAS MISSÕES CONHECE A RAINHA E AS PRINCESAS DO MUNICÍPIO

Rainha: Evelin Schneider, 1ª Princesa: Maria Antônia Thiele e 2ª Princesa: Fernanda Mumbach.

Repleta de glamour, beleza e muita expectativa, a noite do sábado, dia 11 de março, revelou aos salvadorenses a nova realeza que irá representar o município no biênio 2023/2024: Rainha: Evelin Schneider, 1ª Princesa: Maria Antônia Thiele e 2ª Princesa: Fernanda Mumbach.

 

O Baile de Escolha das Soberanas do Município, foi realizado pela Prefeitura Municipal de Salvador das Missões, no dia 11 de março de 2023, sendo promovido pela Remix Eventos, com apoio do Clube Progresso e produção da Triface Agência de Ideias. O evento que teve um grande público desde o início, contou com a presença de prefeitos e autoridades locais e da região.

 

Em seu discurso, o prefeito Vilson Schons agradeceu as Soberanas Taíssa Dewes, Jordana Konzen e Larissa Schons, que finalizaram seu mandato, sempre representando com destaque Salvador das Missões e parabenizou todas as candidatas, salientando a importância da participação das jovens de várias entidades e comunidades, ressaltando a graça, a simpatia e o carisma das mulheres salvadorenses, além da identidade deste povo, que foi apresentada no desfile coletivo, mostrando a alegria da etnia alemã e dos primeiros imigrantes que desbravaram essas terras e criaram aqui uma comunidade formada de gente muito acolhedora e feliz.

 

Vilson também falou sobre como é gratificante poder contar com a comunidade todos os dias, levando ao gabinete ideias e sorrisos que incentivam a inovar e pensar projetos que melhorem a cada dia a vida de todos os salvadorenses. Em suas palavras o Prefeito afirmou, “o município é sempre mais importante do quem governa, o município é sempre maior do que projetos pessoais”, evidenciando que Salvador das Missões, nestes 31 anos, escreve uma nova página de sua história a cada dia, através da união de todos que querem o bem deste município, “semeamos ações e colhemos conquistas, acreditando num futuro sempre melhor para todos os salvadorenses, nossa equipe vem trabalhando com afinco, superando dificuldades e transpondo obstáculos, amadurecendo as habilidades e lapidando o nosso crescimento profissional” frisou Vilson Schons.

 

 

 

CANDIDATAS

Foram 11 candidatas ao título de RAINHA e PRINCESAS do município de Salvador das Missões, representantes de entidades e comunidades da cidade e interior: BÁRBARA LUNKES SULZBACHER, CAMILI LUIZA CAGLIARI, DALLIA HAAS RAMOS, EVELIN ROBERTA SCHNEIDER, FERNANDA INÊS MUMBACH, JULIÊ REGINA LUNKES, KELLI CRISTINA STRIEDER, KELLI MARISE KLEIN, MARIA ANTÔNIA THIELI, MARIANNI MENHART SANFELICE e NICOLI HENRICH PIES.

 

TRÊS ETAPAS DO CONCURSO

Desde o início do mês de fevereiro as 11 candidatas se reuniram com o professor Rogério Machado e sua equipe, que vieram semanalmente da cidade de Porto Xavier, para preparar as candidatas ao título de soberana do município. Elas tiveram encontros e receberam informações sobre diversos assuntos, além de palestra sobre a importância do cooperativismo e as impressões de uma ex-soberana sobre este título tão importante, com a encantadora Morgani Lang, ex-rainha do município e estudiosa sobre o tema cooperativismo. Tiveram aulas de oratória, passarela e automaquiagem, boas maneiras, regras de etiqueta e comportamento, além de muitas outras informações que todas levarão para vida.

 

Onze candidatas lindas, carismáticas e com uma desenvoltura impecável, passaram por três etapas do concurso, no dia 3 de março, elas fizeram a prova escrita, que teve peso de 25 pontos, e a parte oral, onde foram avaliadas pela oratória, dicção, posicionamento no palco e desenvolvimento do texto, que teve peso de 25 pontos, e podemos afirmar que foram falas mais que informativas, foi possível observar a emoção de cada uma das 11 meninas, falando de Salvador das Missões.

 

As provas escritas foram elaboradas pelo Professor Rogério Machado, com questões baseadas em uma apostila sobre conhecimentos do município de Salvador das Missões. Na fase da oratória, as candidatas apresentaram um texto sobre Salvador das Missões, escrito por elas, com suas impressões sobre o nosso município, observando a importância da receptividade, e também os jurados lhes fizeram uma pergunta ao final de suas apresentações. Na noite do dia 3, os jurados foram: Luciana Scherer, Turismóloga, Doutora e Pós-doutora em Desenvolvimento Regional, Juliani Borchardt da Silva, Historiadora, Pós-doutora em Direito, Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural e o Comunicador Rogério Souza, locutor da rádio Caibaté e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Caibaté.

 

No dia 11 de março, as 11 candidatas foram avaliadas no desfile na passarela, onde foi observado a beleza, simpatia, apresentação e desenvoltura. A comissão convidada para fazer parte da mesa de jurados foi composta pelo Prefeito de Porto Lucena Jair Miguel Wagner, a Vice-prefeita de Vitória das Missões, no exercício da função de Prefeita, Greice Daiane Wentz, a Secretária de Turismo e Cultura de São Luiz Gonzaga Luiza Caterine Panegalli, a Rainha do Sesquicentenário de Santo Ângelo Sandy Daiane Couto e o Coordenador das festividades dos 150 anos de Santo Ângelo Willian Dewes. Nesta noite as candidatas usaram vestidos temáticos, criados e costurados pela estilista Maria de Lourdes Eich, de Cerro Largo.

 

Foram realizados três desfiles, sendo o primeiro em grupo, o segundo individual, quando cada candidata se apresentou e dirigiu ao público uma frase convidando a todos para conhecer os atrativos turísticos, gastronomia e cultura de Salvador das Missões e o terceiro desfile que foi uma homenagem a etnia alemã, quando as candidatas entraram dançando a conhecida música Zigge Zagge.

 

DESPEDIDA

As Soberanas Taíssa Dewes, Jordana Konzen e Larissa Schons, desfilaram pela última vez como rainha e princesas, após dois anos representando o município de Salvador das Missões. Todas enfatizaram, em seus discursos, o orgulho de representar o município e falaram ao público, relatando a alegria estar participando de mais este evento, mas também da tristeza deste momento de despedida da corte. Segundo a Rainha Taíssa, “mesmo nos momentos mais inseguros, nos dedicamos ao máximo em todo e qualquer evento em que participamos” e agradeceu as administrações do Prefeito Daniel Gorski e do Prefeito Vilson Schons. Jordana, a 1ª princesa, explanou sobre a gratidão aos pais e familiares pelo irrestrito apoio e incentivo nestes dois anos e agradeceu aos amigos, que tornaram todos os momentos de alegria e confraternização, também as crianças que se encantavam e demonstravam alegria na presença das soberanas, “agradecemos pela boa acolhida em todos os municípios que visitamos e eventos que participamos, enfim, gratidão a tudo e todos” reiterou Jordana. A 2ª princesa Larissa, afirmou que “foram anos de muitos sorrisos e amizades, mas também de muitos compromissos, responsabilidades e aprendizados que levaremos para a vida, encerramos nosso reinado muito mais maduras e com a certeza que demos o nosso melhor”.

 

EXPECTATIVA E EMOÇÃO

O nervosismo, que já era grande, ficou ainda maior após o desfile, enchendo de expectativa as candidatas, os familiares e as torcidas presentes ao evento. Todas as candidatas receberam uma frasqueira produzida pela artesã Beatriz Coletto, entregues pelos Secretários Municipais, e os jurados, receberam uma cesta de produtos coloniais de Salvador das Missões.

 

Por fim, foram conhecidas as novas Soberanas de Salvador das Missões, a rainha do Município, somou 90,83 pontos, é Evelin Roberta Schneider. Evelin tem 16 anos, representou a comunidade da Vila Caraguatá, é estudante e aprendiz cooperativo, seu sonho é se tornar uma pessoa bem sucedida, exercendo uma profissão para se sentir uma pessoa realizada na vida pessoal. A mensagem de Evelin aos presentes foi: “A vida é um desafio, é um constante ultrapassar de obstáculos, uma infinita superação de fases. Viver é desafiar o mundo, é se desafiar. Viver é superar, é se reerguer, aprender e esperar o melhor”. A 1ª princesa é Maria Antônia Thiele, que somou 89,83 pontos. Ela tem 15 anos, representou a comunidade de Linha Santo Antônio Baixo, é estudante do 2º ano do ensino médio, seu hobby é se divertir com os amigos e praticar esportes e tem o sonho de cursar medicina veterinária e ser soberana do município, dando mais visibilidade a este mundo fascinante e mostrar que ser soberana é muito mais que uma faixa, é responsabilidade e empatia com o próximo. Maria Antônia, deixou a seguinte mensagem: “O destino não é uma questão de sorte, é uma questão de escolha. Não é algo a se esperar, é algo a se conquistar. Viva o hoje, pois o amanhã é incerto. Mude, cresça e floresça, mas jamais perca sua essência”. A 2ª princesa, obteve 88,63 pontos, é Fernanda Inês Mumbach, ela tem 21 anos, representou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a comunidade de Linha São José, é estudante de medicina veterinária, seu sonho é formar-se e exercer sua profissão com sucesso e formar uma família feliz. A mensagem que Fernanda deixou a todos: “Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante”.

 

Após a finalização do concurso e coroação das novas Soberanas do Município, todos dançaram e se divertiram num grande baile animado pela Banda Destaque Nacional, que contou com a participação especial do cantor Paulinho Dill.

 

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min