Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 02 de Julho de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 27/05/2022 15:38:09

Salvador das Missões sedia curso de boas práticas para a aplicação de defensivos agrícolas

Nos meses de maio e junho, centenas de agricultores da região de Santa Rosa têm a oportunidade de participar da rodada de cursos de boas práticas para a aplicação de defensivos agrícolas realizados pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), que coordena o Projeto Estadual de Inspeção Técnica de Pulverizadores Agrícolas (Inspeciona RS).


Em Salvador das Missões o curso ocorreu nos dias 25 e 26 de maio, atendendo a demanda feita pelos produtores locais à Secretaria da Municipal da Agricultura e a Emater. O evento também contou com a presença de técnicos e produtores de Cerro Largo e Roque Gonzales.


O projeto contempla a inspeção técnica de pulverizadores agrícolas, assim como treinamentos de agricultores, atendendo à Instrução Normativa Estadual vigente para a aplicação de herbicidas hormonais. A realização dos cursos atende a duas Instruções Normativas da Seapdr, que estabelecem novas regras para a aplicação de agrotóxicos hormonais, considerando os impactos causados por casos de deriva do herbicida 2,4-D em culturas sensíveis. A comprovação da participação nos cursos é condição obrigatória para aplicadores de herbicidas hormonais. No momento da aquisição, deverá ser indicado quem fará a aplicação - o próprio produtor ou um terceiro - que deverá necessariamente ter feito o curso e a aplicação só poderá ser feita por profissional cadastrado junto a Seapdr. Além disso, conforme as novas regras, o produtor somente poderá aplicar produtos agrotóxicos hormonais respeitando condições meteorológicas como velocidade do vento menor do que 10km/h, umidade relativa do ar superior a 55% e temperatura ambiente menor que 30ºC. Também é exigido que aplicação seja feita com equipamento tecnicamente adequado, inclusive com bicos compatíveis, conforme a recomendação do fabricante do agrotóxico. O produtor rural também deverá informar à Seapdr os dados relativos à aplicação de agrotóxicos hormonais no seu empreendimento, no prazo máximo de 10 (dez) dias, após o último dia de aplicação.


Ao treinar os produtores rurais em boas práticas agrícolas para a aplicação de defensivos agrícolas, a Emater/RS-Ascar e a Seapdr buscam qualificar o processo de aplicação nas propriedades rurais do Estado, de modo a melhorar a eficácia agronômica das aplicações, racionalizar a utilização de defensivos agrícolas e mitigar a contaminação humana e ambiental decorrente das pulverizações agrícolas. O produtor inserido no Projeto do Inspeciona RS além do treinamento, pode receber visitas da assistência técnica sem custos em sua propriedade para a inspeção de pulverizadores e orientações para diminuir os custos de produção e aumentar a renda da propriedade. Os produtores interessados em aderir ao Inspeciona RS podem buscar mais informações junto ao escritório da Emater/RS-Ascar de seu município.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min