Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 02 de Julho de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 28/10/2022 12:10:07

VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS HPV FOI TEMA DE ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE AFONSO RODRIGUES

A convite da Secretaria Municipal de Saúde, o Professor Dr. Tiago Ferreira, fez uma série de apresentações sobre o vírus HPV e os benefícios da vacinação para crianças e jovens das do 3º ao 9º ano, compreendendo alunos da faixa etária da Campanha (9 aos 14 anos) da EMEF Pe. Afonso Rodrigues.
Nas primeiras semanas do mês de outubro, uma ação em conjunto das Secretaria de Saúde e Educação, levou informações sobre o vírus HPV, para dezenas de alunos da rede municipal de Salvador das Missões, através de palestra proferida pelo Professor de Ciências Dr. Tiago Ferrera, que de uma maneira dinâmica e simples abordou o assunto que ainda é pouco falado por pais e estudantes, mas que tem vacina, um importante mecanismo de prevenção.


SOBRE A DOENÇA
HPV é a sigla em inglês para Papilomavírus Humano (Human Papiloma Virus - HPV). Eles são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto risco e podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais.
Dentre os HPVs de alto risco oncogênico (capaz de causar câncer), os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. E os tipos 6 e 11 são encontrados na maioria das verrugas genitais (ou condilomas genitais) e papilomas laríngeos.


ESQUEMA VACINAL
A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e é usada na prevenção do câncer de colo do útero.
Meninas e Meninos de 9 a 14 anos 11 meses e 29 dias: Administrar duas doses, com intervalo de 6 meses entre as doses.
Atualmente o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina HPV quadrivalente para pessoas imunossuprimidas de 9 a 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos). Para estas situações especiais o esquema indicado é de três doses (0,2 e seis meses).
A vacina é administrada por injeção via intramuscular.
Como a vacina contra HPV funciona?
Estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV (HPV 6, 11, 16 e 18.).
A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo.
Por que se estabeleceu a faixa etária de 9 a 14 anos para a vacinação?
Nas meninas e meninos entre 9 a 14 não expostos aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, a vacina é altamente eficaz, induzindo a produção de anticorpos em quantidade dez vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida.
Estudos verificaram que nesta faixa etária a vacina quadrivalente induz melhor resposta quando comparada em adultos jovens, e que meninas e meninos vacinados sem contato prévio com HPV têm maiores chances de proteção contra lesões que podem provocar o câncer uterino e outros.
Quantas doses são necessárias para a imunização?
O esquema completo de vacinação é composto por duas doses: 1ª dose e a 2ª dose seis meses depois da 1ª. Uma vez iniciada a vacinação, na faixa etária indicada pelo Programa Nacional de Imunizações PNI/MS, o paciente poderá concluir o esquema, sendo o intervalo mínimo e mais adequado entre D1 e D2 de seis meses.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min