Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 01 de Julho de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 24/08/2023 09:27:24

SALVADOR DAS MISSÕES RECEBE FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA

Em solenidade realizada no ínício da tarde de terça-feira, 22 de agosto, Salvador das Missões recebeu o Fogo Simbólico da Pátria. A entrega foi feita pela equipe da Liga da Defesa Nacional, que realiza a 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

 

Em solenidade realizada no ínício da tarde de terça-feira, 22 de agosto, Salvador das Missões recebeu o Fogo Simbólico da Pátria. A entrega foi feita pela equipe da Liga da Defesa Nacional, que realiza a 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

 

A alma de uma nação é o espírito patriótico de um povo. E neste ano de 2023, pelo convite que recebemos o tema Nacional desta Corrida do Fogo Simbólico da Pátria é o grade Rui Barbosa, uma das mais importantes figuras na história do Brasil. Defensor da liberdade, Rui atuou na Campanha Abolicionista em prol da libertação dos escravos. Além disso, propôs uma reforma eleitoral e no ensino. E o tema regional é a revolução de 1923, O ano de 2023 marca os cem anos da famosa Revolução de 23, a Guerra entre Chimangos contra os Maragatos ocorrida no interior gaúcho e que teve como protagonistas Flores da Cunha e Honório Lemes. Trata-se da última guerra genuinamente gaúcha.

 

Durante o ato realizado na Praça José Aloísio Nedel, participaram representantes do Executivo, Legislativo, professores e alunos das escolas municipais e estadual.

 

Uma centelha da Chama Simbólica da Pátria foi entregue pelo representante do Comando Rodoviário da Brigada Militar ao Prefeito Vilson que depositou na pira, fixada na praça.

 

Os alunos do 4º ano da EMEF Pe. Afonso Rodrigues, localizada na Vila Santa Catarina, apresentaram o Poema Brasil, que demonstrou as belezas e riquezas do nosso país.

 

O responsável pela Comitiva da Liga de Defesa Nacional, Senhor Gilmar Chagas falou que “Todos os anos, a corrida do Fogo Simbólico defende os temas de interesses sociais e nacionais, o fogo representa a força, o saber e o senso cívico de ser brasileiro”.

 

O prefeito Vilson Schons pontuou em seu discurso que é de braços abertos que Salvador das Missões recebe o fogo simbólico da nossa Pátria. Um símbolo que marca o nosso amor pelo Brasil e nos estimula a refletir sobre esta terra, suas riquezas, sua gente e, também, suas necessidades. Vilson ainda enfatizou “É uma alegria imensa ver nossos alunos das redes municipal e estadual juntos, dando exemplo de integração e patriotismo, seus professores, comunidade e equipe da Administração Municipal. Educação como sempre digo é o que mantém viva a identidade de um povo, e nessa oportunidade atrelada ao patriotismo, nos encanta e reforça ainda mais a necessidade de apoiar todos os projetos que qualifiquem o ensino em Salvador das Missões”.

 

O Prefeito aproveitou a oportunidade para convidar para o desfile, “no próximo dia 7 de setembro, iremos lotar essa praça. A partir das 9h iremos nos concentrar para um lindo desfile, que através das escolas e entidades do município vão apresentar o tema: “Independência e Cooperativismo”, o dia da comemoração oficial da Independência do Brasil ficou marcado na história pelo famoso Grito do Ipiranga: “Independência ou morte”. De fato, uma nova vida começou para o país e, a partir daí, uma fase em que a cooperação passou a ser cada vez mais valorizada”.

 

A história tem uma grande importância para nos apropriarmos da nossa identidade, assim, não só nas escolas, mas também em casa, no museu e na biblioteca, conhecer os personagens que fizeram parte da história do nosso município, estado e país é muito valioso para o crescimento intelectual de nossas crianças.

 

Ao final o Prefeito agradeceu a presença de todos “Obrigado por estarem aqui, fazendo parte de mais um momento de referência e amor a nossa pátria, aproveitem essa tarde de conhecimento, para pesquisar e conversar com seus pais e avós em casa sobre os feitos de Rui Barbosa e como aconteceu a Revolução de 1923”.

 

 

 

 

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min