Nesta terça-feira 27 de junho, foi oficializada a criação da Associação de Artesãos de Salvador das Missões. A organização tem como objetivo principal fortalecer as atividades desenvolvidas pelos artesãos do município e seu artesanato, e contribuir com a progressão do setor.
No início era um grupo de artesãos que se reuniam para expor seus trabalhos artesanais apenas em feiras municipais, datas comemorativas e na praça em alguns finais de semana. Com o passar do tempo o grupo de artesões sentiu a necessidade de legalizar-se e, após uma longa caminhada de organização de documentos, neste mês de junho de 2023 é fundada a entidade.
A Associação tem por objetivos o desenvolvimento da arte e técnica em artesanato através de seus artesões, podendo promover feiras para vendas e capacitação para o aprimoramento de seus artesãos visando o conhecimento de novas técnicas de artesanato, estimulando também, a exposição dos produtos artesanais.
A criação do grupo possibilitará a compra conjunta de materiais, busca por cursos, palestras, convênios e parcerias com outras associações, sindicatos e órgãos governamentais. Com isso, os artesãos terão mais força para pleitear verbas junto ao Poder Público e realizar reivindicações em nome da organização.
O presidente da associação, Rogério Fures, explica que essa organização é muito importante para ampliar a força dos artesãos do município na luta pelo desenvolvimento de seus trabalhos. "Uma coisa é uma pessoa ir reivindicar algo, e outra é quando uma associação reivindica, tem mais poder", afirmou.
Nas manifestações do Prefeito Vilson Schons e dos Vereadores Samuel Schneider e Julci Luft, presentes no ato de formalização da associação, evidenciaram que a cultura de Salvador das Missões conquista destaque com a organização da Associação de Artesãos, pois contribui para a geração de renda desses trabalhadores e suas famílias, além de oferecer atrativos para o público nos eventos. Com a criação da associação, todos saem ganhando para um melhor desenvolvimento do setor.
Salvador das Missões é conhecido como a “Capital Missioneira do Cooperativismo”, e com os mesmos propósitos, a associação estará preservando a história e a cultura local através do resgate, das suas técnicas artesanais, onde produzem mercadorias que identificam o município, participam de feiras e exposições municipais, representam o município em eventos e já integrados a Rota Turística das Missões.