No dia 18 de maio, foi realizada a cerimônia de entrega das medalhas da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) edição 2022, no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A Secretaria Municipal de Educação, a EMEF Pe. Afonso Rodrigues e alunos da Rede Municipal e Estadual receberam medalhas e certificados.
Pelo excelente desempenho dos alunos na 17° OBMEP, a Secretaria Municipal de Educação e EMEF Pe. Afonso Rodrigues receberam a inédita premiação para Salvador das Missões.
Os alunos premiados com medalhas e menção honrosa foram:
EMEF PE. AFONSO RODRIGUES
Medalha de Prata: Jackson Ricardo Budne Huber
Menção Honrosa: Fábio Marchal Cagliari, Diéli Laís Henrich e Guilherme da Rocha.
COLÉGIO ESTADUAL JOÃO DE CASTILHO
Medalha de Bronze: Taciana Laís Heck Schmitt
Menção Honrosa: Luíza Haas Spies
Também recebeu a premiação o jovem Salvadorense Bruno Henrique Lahn, pelo Colégio Tiradentes de Santo Ângelo.
“Parabenizamos todos os profissionais de educação que atuam nesta área do conhecimento em Salvador das Missões, os alunos premiados, os pais pelo incentivo aos estudos, todos são responsáveis por esta grande conquista, pois diariamente realizam um excelente trabalho estimulando a capacidade dos estudantes”, destaca a Secretária Cheila, reiterando ainda, que a premiação é um incentivo também para a descoberta de novos talentos e um reconhecimento e valorização muito importantes aos professores.
OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. É realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Além da Secretária de Educação, Professora Cheila Spies e do Diretor da Escola Padre Afonso Rodrigues, o ato contou com a participação da Diretora do Colégio Estadual João de Castilho, Professora Sandra Schmitt, bem como familiares dos estudantes premiados e professores.