Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 25 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 18/04/2019 12:11:46

Prefeito e Secretário de Obras vão a Brasília e Gravataí

Participação da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e da Inauguração da Cruz Missioneira

Na semana, dos dias 08 a 11 de abril de 2019, o Prefeito Daniel Gorski e o Secretário Municipal de Obras Clarício Damke estiveram em Brasília participando da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Este evento esteve sendo promovido pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM, e participou o Conselho Federal de Administração – CFA.

As inscrições somaram um total de oito mil inscritos, dentre eles estão os prefeitos, vice-prefeitos, primeiras damas, vereadores e secretários. Destes, 4.000 mil são Prefeitos.
 
Aproveitando a estada em Brasília, o Prefeito Daniel Gorski e o Secretário Clarício Damke também visitaram gabinetes de Deputados e Senadores e encaminharam pedidos de recursos para o município. Também participaram em reunião com ministro Osmar Terra e da audiência de Ministério da Saúde onde trataram sobre Programa Brasil Sorridente – Prótese dentária.

No retorno de Brasília, dia 12 de abril, sexta-feira, o Prefeito Daniel Gorski e o Secretário Municipal de Obras Claricio Damke, juntamente com a maioria dos prefeitos de municípios da região das Missões, estiveram prestigiando a inauguração da Cruz Missioneira no trevo da cidade de Gravataí. 

A Cruz Missioneira também é conhecida como Cruz de Lorena, que simboliza o reconhecimento da importância do índio guarani, vindo dos Sete Povos das Missões, após a Guerra Guaranítica de 1754 a 1756. Estes, formaram a aldeia da Nossa Senhora dos Anjos, criada no ano de 1763, na região que mais tarde, em 1880, com a emancipação política e administrativa, passou a ser o município de Gravataí.

O objetivo da instalação da cruz é para resgatar e valorizar a presença desses povos na formação do município. A Cruz Missioneira é obra do artista José Vega da Costa (ferreiro). O monumento foi confeccionado em ferro e tem cerca de quatro metros de altura, e remete a cruz de dois braços que foi trazida para o Rio Grande do Sul pelos padres jesuítas em 1626 durante a colonização do Brasil. 

No ato da Inauguração da Cruz Missioneira no trevo do município de Gravataí, o prefeito Daniel Gorski aproveitou o momento para brindar o prefeito de Gravataí Marco Alba e sua esposa Patrícia, com duas obras literárias do escritor, médico e deputado constituinte, Salvadorense e Missioneiro Rui Germano Nedel. Na imagem em frente a Cruz Missioneira no trevo de Gravataí, o prefeito Daniel Gorski e o secretário de Obras Claricio Damke de Salvador das Missões entregam as duas obras literárias ao prefeito Marco, e são acompanhados pelos prefeitos Auri Kochhann de Pirapó e o prefeito Ademir Gonzatto de Dezesseis de Novembro.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min