Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 18 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Saúde

Publicado em 29/09/2017 11:36:50

Hoje é o dia Mundial do Coração

Secretaria da Saúde realiza programação especial, visando a prevenção aos problemas cardíacos

Hoje, dia 29 de setembro, comemoramos mundialmente o dia do coração.

Para celebrar esta data, a equipe de saúde da família está disponibilizando à comunidade, atividades de orientação e cuidados relativos à saúde do coração. 

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no nosso município e são também uma importante causa de incapacidade. Levando-se em conta estes dados epidemiológicos, preparamos este momento de encontro com a comunidade, onde as pessoas que vierem até a Unidade Básica, poderão realizar avaliação da sua saúde através da aferição da pressão arterial, medidas de peso e altura, exames de glicemia e o mais importante: receber orientações dos profissionais de saúde sobre os mais diversos temas relacionados a saúde do coração. 

As doenças cardiovasculares devem-se essencialmente ao acumulo de gorduras na parede dos vasos sanguíneos, um fenômeno que tem início em uma fase precoce da vida e progride silenciosamente durante anos, e que habitualmente já está avançado no momento em que aparecem as primeiras manifestações clínicas. As suas consequências mais críticas são o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral.

A maior parte das doenças cardiovasculares resulta de um estilo de vida inapropriado e de fatores de risco modificáveis. O controle dos fatores de risco, através da prevenção e educação em saúde é uma arma potente nas mãos da Equipe de Saúde da Família, que contribui e muito para a redução das complicações fatais e não fatais das doenças cardiovasculares, através de consultas direcionadas para os grupos de risco, atividades educativas nas comunidades e ações como a de hoje, com objetivo de alertar/orientar a população.

Os hábitos de vida adotados por grande parte da população, como o sedentarismo, a falta de atividade física diária, uma alimentação desequilibrada e o tabagismo, constituem hoje fatores de risco a evitar. Cada vez mais, recebemos pacientes jovens que se descobrem portadores de hipertensão e outras complicações relacionadas aos maus hábitos alimentares e sedentarismo. Na população adulta encontramos o estresse associado ao sedentarismo como os principais vilões do coração. Entre a população mais idosa, os problemas são oriundos de um estilo de vida desprovido de preocupações com a saúde e de uma cultura errônea sobre hábitos alimentares saudáveis.

Trabalhamos em nosso dia a dia com a equipe da estratégia de saúde da família, sempre buscando a inserção de outros profissionais, especialmente a nutricionista, a psicóloga, fisioterapeuta e educador físico, pois sabemos que as ações interdisciplinares são enriquecedoras para a prevenção dos fatores de risco.

Neste contexto acreditamos que a estratégia de saúde da família deve ser adotada como política prioritária da atenção básica, sua conformação e processo de trabalho, compreendem as condições mais favoráveis de acesso ás medidas multissetoriais e integrais que a abordagem à prevenção das doenças cardiovasculares exige. 

A prevenção é a melhor estratégia para a redução de custos com tratamento e reabilitação. 

Comemore com Saúde!

Salvador das Missões, 29 de setembro de 2017.
Aline Rosa Haab Stracke - Enfermeira

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min