Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 19 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Assistência Social e do Idoso

Publicado em 20/05/2019 11:44:41

Ações desenvolvidas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Salvador das Missões

Ao longo do ano, várias atividades são desenvolvidas pelo CRAS. A Assistente Social Lucieli destaca que o CRAS é a porta de entrada da Assistência Social, se pauta nas políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, é um local público, onde são realizados os serviços. “Sendo assim o CRAS é uma unidade de proteção social básica, que tem como um dos principais objetivos prevenir ocorrências de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, sendo que estas situações podem ocorrer nas mais diversas classes sociais. Desta forma o CRAS, busca atender as famílias em situações de vulnerabilidade social, fortalecer a convivência com a família e a comunidade”.

Principais serviços desenvolvidos pelo CRAS:

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF que potencializa a família como unidade de referência, fortalece os vínculos internos e externos de solidariedade, por meio do desenvolvimento do convívio, socialização, autonomia e protagonismo das famílias, bem como pelo desenvolvimento de projetos coletivos e pela promoção do acesso a programas de transferência de renda (Bolsa Família), benefícios assistenciais e aos demais serviços sócios assistenciais e setoriais. O PAIF desenvolve ações preventivas, como: o acompanhamento familiar, visitas domiciliares, reuniões, palestras e oficinas, sendo essas muitas vezes em parceria com demais setores.

Projetos desenvolvidos no CRAS:

• Grupo Intergeracional de Mulheres acontece a cada quinze dias no espaço do CRAS e realiza trabalho de orientação e acompanhamento com a Assistente Social e desenvolvem trabalhos manuais que auxiliam no processo de socialização e geração de renda com a supervisão de uma artesã.
• Grupo com os Beneficiários do Programa Bolsa Família sendo uma das condicionalidades do programa a participação e o acompanhamento das famílias beneficiárias. Ocorrem grupos mensais no espaço do CRAS e no Posto de Saúde da Vila Catarina durante os grupos as famílias recebem orientações de como o programa funciona, quais as regras e condicionalidades do mesmo. Os grupos são coordenados pela Assistente Social.
• Grupo Ponto de Equilíbrio atende as famílias que possuem em seu núcleo familiar pessoas com deficiência. O grupo acontece mensalmente e atualmente atende a nove famílias, faz parte do Projeto de Intervenção de Estágio da acadêmica de Serviço Social Vera Kraemer. Durante o grupo são realizadas diversas atividades com as famílias auxiliando e orientando as famílias nos cuidados com as pessoas com deficiência.

Projetos em fase de construção e adaptação:

• Grupo Costurando Retalhos Construindo Histórias
• Grupo de Crianças e Adolescentes

Parceria CRAS/ Ascar EMATER:
No ano de 2019 o CRAS e a Emater trabalham juntos no atendimento aos grupos de Clubes de Mães no município. A parceria faz com que possamos abranger a todas as comunidades, conhecer as mães, mulheres e líderes e desenvolver com elas ações planejadas junto à equipe da Ascar/Emater.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min