Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 23 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Assistência Social e do Idoso

Publicado em 01/07/2018 15:55:37

Comissão que pensa o futuro da Terceira Idade se reúne em Salvador das Missões

Grupo discute rumos do movimento social para a próxima década

Foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Salvador das Missões a segunda reunião pelo projeto “Caminhos e rumos do movimento social da Terceira Idade”. 

O objetivo dessas reuniões, que devem ser realizadas mensalmente ou de forma bimestral, é de avaliar e discutir os rumos do movimento social para a próxima década (2020/2030), buscando agregar novas ações para atender o novo perfil de associados dos clubes de terceira idade, mantendo as atuais ações bem-sucedidas.

A Comissão de Caminhos e Rumos foi aprovada pelo Conselho Administrativo da FECTIRGS e ratificada pela Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 18 de janeiro de 2018, sendo aprovada na Comissão de Trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade da Assembleia Legislativa do Estado, tornando-se assim, um trabalho de reconhecimento em todo o Rio Grande do Sul.

Os integrantes desta Comissão são pessoas oriundas das mais diferentes entidades, da sociedade civil e do governo, bem como convidados especiais com potencial colaborativo para atingir os objetivos propostos.

Em uma parceria desenvolvida com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI – Cerro Largo, foi aplicada uma pesquisa com os já integrantes dos grupos e com aquelas pessoas que estão se aproximando da idade requerida para integrar o movimento. Tendo como parâmetro os resultados obtidos no projeto é que estão sendo discutidas e desenvolvidas ideias para que o movimento siga sólido e possa se ajustar aos novos desejos, trazidos por aqueles que vão juntando-se ao grupo.

Uma projeção apresentada pelo movimento aponta que em 2.020, a população de Salvador das Missões deve ser 23,7% composta por pessoas idosas. E o número cresce ainda mais, atingindo 28,5% em 2.030. Se confirmando, o percentual de idosos em relação a habitantes terá crescido mais de 10% em 20 anos.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min