Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 29 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Assistência Social e do Idoso

Publicado em 20/07/2018 17:31:52

CRAS realiza primeira ação no Município pelo projeto de reciclagem desenvolvido pelas Primeiras-damas da AMM

Quatro atividades movimentaram a tarde no Centro de Convivência dos Idosos

Na tarde dessa sexta-feira, aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos da Sede mais um encontro dos grupos do CRAS, onde hoje foi composto por quatro atividades: palestra sobre Horta, Jardim e Pomar, entrega de sementes para o cultivo em horta, confecção de sabão e ao final um delicioso café colonial.

A primeira atividade da tarde se tratou de uma palestra realizada pelo Secretário Claricio Damke, que buscou expor um assunto de interesse de todos os presentes. Primeiramente ao falar sobre hortas, procurou trazer dicas de preparo de solo, cultivo de sementes, adubação e transplantação de mudas.
Também apresentou-se a questão dos jardins, onde foram apresentadas dicas sobre a realização do plantio das flores ou folhagens, melhores épocas para o plantio de certas variedades e ainda várias ideias para embelezar nossos jardins.

O último assunto da palestra foi sobre os pomares que todos temos em nossa casa. É o local onde se encontram as árvores frutíferas, como laranjeira e bergamoteiras. Sobre os pomares, seguiu-se os mesmos assuntos, como local adequado do plantio, manejo correto na hora da transplantação e também sobre as épocas certas para o plantio e a colheita. 

Seguindo os assuntos da palestra, todos os participantes receberam sementes para realizar o plantio em suas casas.

Após a palestra teve início a confecção do sabão, que também teve como fabricante o Secretário com a ajuda das oficineiras. O sabão foi preparado com seis ingredientes de fácil acesso:

2 Kg de Soda;
1 Kg de Polvilho Doce;
2 Pacotes de naftalina;
4 Detergentes de Coco;
10 Kg de Sebo e 
20 Litros de água.

Para o preparo do sabão é necessário um tacho médio e algum utensílio para mexer. Primeiramente deve-se aquecer o sebo, retirar do fogo. Sempre mexendo, acrescente 10 litros de água, a naftalina e o detergente. Dilua a soda em três litros de água e acrescente a mistura. por último dilua o polvilho no restante da água e acrescente sempre mexendo. Mexa até a mistura ficar homogênea e aguarde algumas horas para endurecer.

Após a confecção do sabão, que será distribuído às pessoas presentes nessa tarde, teve início o café colonial, oferecido pela Assistência Social, com deliciosos pratos preparados por munícipes e vendidos no Quiosque.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min