Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 28 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

Publicado em 05/07/2017 14:56:18

Palestrante destaca Cooperativismo em Salvador das Missões

Município sedia pelo menos quatro cooperativas que se destacam na região

No último sábado, 01 de julho, foi comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Embora a data oficial tenha sido criada em 1994, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) celebrou pela primeira vez o Dia Internacional em 1923, instituindo a data com o objetivo de comemorar, no primeiro sábado de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados ao cooperativismo.

Por este motivo, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo oportunizou aos alunos do município, tanto do Colégio Estadual quanto na Escola Padre Afonso Rodrigues, uma palestra sobre este tema, ministrada pelo Sr. Carlos Olavo Neutzling em parceria com Eliane Schmidt e Marita Minetto, da Emater – Santa Rosa.

Em sua fala, Carlos explanou sobre como é formada uma cooperativa e sob quais princípios deve atuar, afim de atingir seu objetivo. Lembrou também dos bons exemplos de Cooperativas existentes no município, citando a Cooperoque, Coopaf e a Coopercaraguatá, além do Sicredi que possui duas Unidades no Município.

Cooperativas são consideradas pela ONU – Organização das Nações Unidas – importantes agentes afim de contribuir significativamente para o Desenvolvimento Sustentável em termos de geração de emprego, erradicação da pobreza, redução da fome e da desigualdade. No Brasil, cerca de 4% da população é ligada a pelo menos uma cooperativa; no estado, este número sobe para 12%. Em Salvador das Missões, estima-se que praticamente metade da População relaciona-se com ao menos uma cooperativa.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min