Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 28 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 12/09/2017 00:25:42

Servidores municipais participam da entrega e apresentação do Relatório da Avaliação Atuarial 2017

Na oportunidade, todos acompanharam a apresentação do Relatório da Avaliação Atuarial

Os servidores do município de Salvador das Missões reuniram-se na tarde desta terça-feira, 12 de setembro, para participarem da entrega e apresentação do Relatório da Avaliação Atuarial do exercício 2017, ano base cadastral 2016 do RPPS. A reunião foi solicitada pelo Conselho Municipal de Previdência – CMP – ao prefeito Daniel Gorski, o qual, em entendimento à importância de tal assunto para os municipários, concedeu um período para a realização da reunião.

Realizando a abertura dos trabalhos, o prefeito externou agradecimentos pela presença dos servidores municipais, o que reafirma a necessidade deste tipo de evento. O prefeito falou também sobre a necessidade dessa reunião para os integrantes da Administração Municipal, que em sua maioria estrearam neste ano na vida pública e por este fato acumulam dúvidas sobre este assunto. Também aproveitou para discorrer sobre a sua preocupação com o RPPS, visto a alta contribuição por parte do município, necessária para compensar valores não recolhidos nos anos iniciais do regime.

Na ocasião, foi convidado a palestrar o Atuário Joel Fraga da Silva, da Gestor Um Consultoria e Auditoria. Segundo Joel, ao estudar os recursos disponíveis no fundo, os servidores que já usufruem do mesmo e os que ainda terão seus direitos conquistados, tem uma estimativa de custo ao fundo calculada. Através deste valor, e da estimativa de recolhimento até a concretização da aposentadoria/pensão, calcula-se o valor necessário para cobrir todos os custos, o que segundo o estudo está abaixo do ideal.

Dá-se isso por diversos motivos, sendo o principal apontado, a falta de recolhimento nos anos iniciais de funcionamento deste fundo, o que reflete agora e obriga ao município uma contribuição a maior, na corrida pelo equilíbrio das contas. Ainda segundo o profissional, apesar de preocupante a situação segue sob controle, já que certamente alguns ajustes serão suficientes para o fechamento da conta no futuro.

Foram citados também dados das contas do fundo, o qual tem seu saldo investido no mercado financeiro na busca de melhores rendimentos. Joel exaltou a equipe que controla tais recursos, pela eficiência nas aplicações, onde os objetivos são normalmente vencidos, rendendo acima das metas propostas.

Ao encerrar o encontro, por parte do Conselho Municipal de Previdência e da Administração Municipal, existiu um consenso na realização anual deste encontro, para que os colaboradores da Administração Municipal possam estar informados sobre os recursos que sustentarão seu futuro.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min