Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 28 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 24/11/2017 07:35:29

Novembro Azul: um mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata

Para este final de semana a Secretaria Municipal da Saúde organizou um roteiro nas comunidades para facilitar a realização do Exame de Próstata, PSA.

Assim como o “Outubro Rosa”, mês de conscientização das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama, em novembro, acontece o “Novembro Azul”. A ação visa desmistificar os exames preventivos de câncer de próstata e mostrar aos homens como isso é importante.

Listamos as principais curiosidades sobre este câncer, objetivando disseminar o conhecimento sobre este assunto, pautados sempre no princípio de que o melhor cuidado é sempre a prevenção.

1 - O que é a próstata?

A próstata é uma glândula masculina localizada na parte baixo do abdômen, em uma região bem abaixo da bexiga e à frente do reto. Parte do sistema reprodutor masculino, ela produz e armazena uma porção do fluído seminal.

2 - O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tumor maligno mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

3 - Qual é a causa do câncer de próstata?

Não se sabe ainda com exatidão a causa do câncer de próstata, mas pesquisas sugerem uma combinação de fatores hormonais, genéticos, alguns hábitos alimentares e condições ambientais como fatores de risco para desenvolver a doença.

4 - Quais são os sintomas da doença?

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em um estágio mais avançado podem causa dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e a presença de sangue na urina. Dor óssea na região das costas pode indicar a presença de metástase.

5 - Como é feito o diagnóstico?

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de um exame físico, o toque retal, e um laboratorial, a dosagem do PSA. Se constatadas alterações, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e verificar se ele é maligno.

6 - O câncer de próstata tem cura?

Sim. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados.

7 - Como é feito o tratamento?

A escolha do tratamento será individualizada e dependerá da idade, da condição de saúde do paciente e do estadiamento (doença localizada ou avançada).

8 - Como se prevenir?

- Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais, baixa gordura animal, chá verde, vitaminas A e D, selênio (presente na castanha do Pará) e tomate (fonte de licopeno); 
- Pelo menos 30 minutos de atividade física diária;
- Evitar o consumo de álcool;
- Não fumar;
- Homens a partir dos 45 anos devem realizar o exame de toque retal e a coleta de sangue para a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Caso o homem tenha um parente de primeiro grau com câncer, deverá iniciar os exames aos 40 anos.

9 - Onde realizar exames preventivos da próstata?

Os exames preventivos devem ser feitos nos postos de saúde ou laboratórios conveniados mais próximos de sua casa. Se possível, uma vez ao ano ou conforme orientação médica.

E para este final de semana, a Secretaria Municipal da Saúde comunica que organizou um roteiro nas comunidades para facilitar a realização do Exame de Próstata, PSA. No dia 25 de novembro, as 7h às 9h30min, a comunidade da Vila Santa Catarina contará com profissionais para realizar as coletas. No mesmo dia, das 10h às 10h30min, o trabalho acontece na Vila Caraguatá.

É importante também salientar, que a população pode realizar o exame a qualquer tempo no Laboratório.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min