Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 16 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Administração, Fazenda e Planejamento

Publicado em 14/12/2018 14:33:30

Encaminham-se para o fim as reformas da Casa de Acolhimento São Nicolau

A dificuldade em abrigar crianças e adolescentes afastados do convívio familiar e a disponibilidade de um colégio desativado foram os motivadores de uma grande mobilização liderada pelo Ministério Público para a criação de uma Casa de Acolhimento em Salvador das Missões. 

A colocação da estrutura à disposição por parte da Administração Municipal foi decisiva para que o projeto fosse viável, já que com boa parte da estrutura construída, barateia o investimento necessário para tirar o plano do papel. 

O projeto iniciou ainda em 2015, provocado pelo Promotor de Justiça Dr. André Luiz Negrão Duarte, sendo que este vem desde aquela época buscando a melhor maneira de tirar o plano do papel. Sendo a escola um elo importante que liga a comunidade, assim também era o sentimento da Comunidade da Vila Caraguatá. 

Sabendo disso, a Administração Municipal convidou os membros da comunidade, que no dia 24 de outubro do ano passado abraçou o projeto em uma emocionante noite no Clube Santa Cecília, com a presença de diversas autoridades da região.

Cada vez mais o projeto ia se tornando concreto e foi em 3 de julho deste ano que foi realizada a assinatura do Termo de Colaboração firmado com a fundação Pe. Pio de Pietrelcina para viabilizar a implantação da Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes na antiga escola São Nicolau, na Vila Caraguatá, interior do município. 

O consórcio foi composto por 6 municípios, sendo Salvador das Missões, Cerro Largo, Guarani das Missões, São Pedro do Butiá, Roque Gonzales e Ubiretama. Também na oportunidade, ocorreu a eleição da diretoria que conta com o Prefeito Daniel Gorski como presidente, João Haas, prefeito de Roque Gonzales, como vice-presidente e Valter Spies, de Cerro Largo, como tesoureiro. 

Após a firmação do convênio, iniciaram-se as obras para adaptação da estrutura para receber as crianças, atividades estas acompanhadas de perto pelo prefeito Daniel Gorski. Inclusive, na tarde desta quarta-feira, 12, o Prefeito realizou mais uma visita às obras da Casa de Acolhimento situada na Vila Caraguatá.
 
A Casa de Acolhimento São Nicolau está em fase de reformas, as quais se encaminham ao fim, sendo que ainda resta a conclusão da pintura e a rede elétrica, entre outros serviços de limpeza e mobília. Já no fim deste mês de dezembro, as crianças e adolescentes estarão sendo transferidas para a casa acolhedora.

A inauguração oficial será no dia 20 de janeiro de 2019. Neste dia será realizada uma festa, onde todos os lucros arrecadados serão destinados a Unidade de Acolhimento, a exemplo do evento realizado pelo município de Cerro Largo que no último mês, em um jantar arrecadou mais de R$ 7.000,00 os quais também destinaram-se à entidade.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min