Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 18 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Saúde

Publicado em 02/10/2017 01:33:19

Previna-se contra o câncer de Mama

Viva mais: a informação é o primeiro passo ara uma vida saudável

Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pela própria mulher ao palpar suas mamas. No entanto, uma das dificuldades para o tratamento é o estágio avançado em que a doença é descoberta. Quando a mulher consegue achar o nódulo na própria mama, em geral significa que este já está em estágio de desenvolvimento que exige mais atenção. Por isso, é fundamental que a mulher faça o auto cuidado das mamas regularmente.

É importante saber ao realizar o auto-exame, que as mamas de cada mulher são diferentes e que as mudanças podem acontecer devido à idade, ciclo menstrual, gravidez, menopausa ou a utilização de pílulas anticoncepcionais e outros hormônios. As mamas são um pouco granulosas e desiguais, é normal também que as mamas estejam ingurgitadas e sensíveis antes e durante o período menstrual.

Se você fizer o auto-exame e encontrar nódulos nas mamas, deve procurar a unidade de saúde, onde o profissional habilitado para lhe atender verificará se as irregularidades são características de sua mama ou não.

 O auto-exame de mamas deve ser feito todo o mês desde os 15 anos de idade, sempre após a menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Depois da menopausa, deve-se definir um dia do mês e fazer o exame com intervalo de 30 dias.

 Fazendo o auto-exame com regularidade ficará mais fácil de perceber qualquer mudança nas mamas de um mês para o outro. É importante lembrar que o auto-exame de mamas não substitui o exame clínico de mamas e a mamografia de triagem regular

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min