Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 29 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 03/04/2024 17:14:09

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO IDOSO PRIORIZA AÇÕES DE APOIO AOS GRUPOS DE TERCEIRA IDADE EM SALVADOR DAS MISSÕES

Promover o envelhecimento ativo, como forma de garantir o exercício da cidadania, é o foco de ações e projetos apoiados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e do Idoso de Salvador das Missões. Trata-se de um incentivo real para o desenvolvimento das atividades previstas pelos grupos de terceira idade, durante todo o ano.

São práticas esportivas, de lazer e entretenimento, projetos que buscam integrar as pessoas idosas que vivem em Salvador das Missões, as quais tem uma importante participação no desenvolvimento do município, vivenciaram a história local e são responsáveis pelo bom andamento de entidades, empresas e instituições que representam o progresso desta comunidade.

O intuito das ações desenvolvidas e apoiadas pela Secretaria de Assistência Social e do Idoso, em parceria com as outras secretarias municipais é oportunizar aos participantes dos grupos, tudo o que eles gostam, como dança, música e jogos sem esquecer do principal objetivo, que é a alegria no seu dia-a-dia, orientar sobre seus direitos, cuidar de sua saúde física e mental, integrar as gerações e garantir a sua proteção.

A prática esportiva do câmbio, o jogo de cartas, a música através do canto coral e banda municipal, oficinas de acordeon e a dança, ajudam a reduzir ou retardar a ocorrência de várias doenças crônicas, tais como hipertensão arterial, diabetes, artrite, depressão e ansiedade. Nesse contexto, o fomento ao esporte e a participação nos bailes e eventos, tem um impacto positivo tanto na qualidade de vida, como na baixa procura da prestação de serviços públicos de saúde. 

As atividades propostas e apoiadas, visam prevenir agravos e promover a saúde dos idosos a partir de estratégias lúdicas e de lazer que também oportunizem que sejam protagonistas no processo de cuidado, dentre as principais estratégias que podem ser utilizadas para um envelhecimento dinâmico e saudável, destaca-se a prática de atividade física regular e a participação social do idoso.

Dessa forma, o trabalho da secretaria é realizado a partir da necessidade que a comunidade de idosos tem, de inserção em atividades que promovam sua autonomia e protagonismo, buscando discutir temas relacionados ao envelhecimento saudável. A cada encontro percebe-se que outros idosos procuram participar de forma voluntária das intervenções. A partir da execução das atividades é possível constatar benefícios à saúde dos idosos em relação à manutenção da independência, diminuição do estresse, melhora do humor, da autoestima e ampliação da inclusão social.

Nos encontros semanais, os idosos relatam com entusiasmo o quão prazeroso é participar dos grupos, essa devolutiva dos participantes ressalta a relevância deste tipo de trabalho, nas comunidades do interior e da cidade.

Mediante as atividades realizadas, observa-se também uma maior integração da equipe das secretarias municipais com a comunidade idosa e o protagonismo dos idosos integrantes dos projetos, sejam esportivos e de lazer, com resultados importantes para a independência dessas pessoas.

 

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min