Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 28 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 07/09/2017 08:05:52

Ato cívico lembra os 195 anos de Independência do Brasil

Além dos grupos de Salvador das Missões, evento contou com a presença do 4º RCB, de São Luiz Gonzaga

O município viveu neste dia 7 de setembro, quinta-feira, mais uma edição do desfile cívico. Neste ano, grupos, entidades e escolas lembraram os 195 anos de independência do país, quando houve a libertação das ordens vindas de Portugal.

Com a formação do Palanque Oficial, o prefeito Daniel Gorski agradeceu a todos os presentes, lembrando da importância desse ato cívico, no sentido de que devemos ter amos à nossa pátria, mesmo com todos os problemas que hoje se apresentam em seus órgãos superiores de gestão. Para Gorski, deverá partir da população o anseio de mudar este cenário, e só a partir dos movimentos do povo que o triste cenário hoje encontrado, poderá dar espaço para novos tempos, com menos violência e corrupção. O prefeito aproveitou ainda para agradecer aos munícipes pela participação no evento da Liga de Combate ao Câncer, ocorrido na noite da quarta-feira, onde estiveram presentes mais de 650 pessoas no jantar. Aproveitou também para lembrar dos 25 anos que Salvador das Missões completa neste dia 10 de novembro, o que ficará marcado com a realização da Festa do imigrante.

Desfeito o Palanque Oficial, o desfile foi aberto pela Brigada Militar de Salvador das Missões, esta que já está instalada no município há 21 anos, prestando o indispensável serviço de policiamento na cidade e interior.

Seguindo o desfile, as Soberanas do Município vieram trazendo as três bandeiras, do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Salvador das Missões, sendo seguidas das Soberanas da Terceira Idade, sendo estas todas as representantes de todos nós salvadorenses em eventos do município e fora dele.

Após as soberanas, o grupo do PIM, Programa Primeira Infância Melhor, veio representado pelas crianças, pais e monitores. Atualmente o PIM atende 11 gestantes, 97 crianças de 0 a 3 anos e 9 crianças de 4 e 5 anos.

A Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Luz foi a próxima participante, onde participaram do pelotão as crianças de todas as idades, algumas acompanhadas dos seus pais. O grupo foi dividido em 4 pelotões, sendo que cada um trouxe a sua mensagem.

O Colégio Estadual João de Cartilho veio logo atrás. O educandário foi criado em 1939, com a designação de Grupo Escolar João de Castilho. A escola atua com o lema “Educar para a Vida”. A escola atua no período diurno, com mais de 200 alunos matriculados. Os pelotões vieram representando as entidades que atuam na escola, assim como projetos e programas desenvolvidos. Os concluintes deste ano também participaram do ato cívico.

Na sequência, aproximou-se do público assistente, a Banda Marcial de Salvador das Missões. A banda está sob os cuidados da Fundação Padre Luciano, e recebe apoio da Prefeitura Municipal e do Colégio Estadual João de Castilho, sendo que todos os seus 22 integrantes são alunos ou ex-alunos do colégio. Fundada em 2011, a cada apresentação, aprimora sua atuação para marcar o ritmo dos desfiles cívicos do Município.

O pelotão da Escola Municipal Padre Afonso Rodrigues veio logo em seguida. Fundada em 1909, tem em seus registros aproximadamente 120 educadores e mais de 1650 alunos. Atualmente, 92 alunos estão matriculados, do 1º ao 9º ano, sob orientação e cuidados de 13 professoras, 4 funcionários e do Diretor Emir Miguel Konzen.

As Secretarias Municipais também marcaram presença. A primeira a participar, foi a da Assistência Social e do Idoso. Esta organização compete zelar pelas políticas de atenção de assistência social e de defesa dos idosos, gestão de programas governamentais e não-governamentais e da sociedade civil. Aos olhares desta secretaria, está a Associação Municipal dos Idosos, esta que completa em 2017 seus 20 anos de atuação. Os jogadores de câmbio também estiveram no ato cívico, inaugurando suas novas camisetas, as quais foram patrocinadas pela Prefeitura Municipal. Também fizeram parte do grupo, as participantes das oficinas do CRAS.

A cada mês de setembro, os cidadãos brasileiros lembram-se de homenagear a sua pátria. Neste sentido, a participação do CTG Querência das Missões quis mostrar que não se pode resumir sua homenagem apenas no dia 7, mas ser uma permanente difusora de preservação da cultura, valores e costumes.

O conselho dos Clubes de Mães esteve também presente na manhã da quinta-feira. Representando 9 grupos organizados de mulheres do município, realiza todos os meses um encontro de trabalho e integração em cada grupo. Também é responsável pela realização do encontro anual dos Clubes de Mães. As mulheres desenvolvem atividades na área da culinária, artesanato, lazer, recreação, qualificação profissional e meio ambiente.

Na sequência, foi a vez dos grupos de funcionários da Administração Municipal. Salvador das Missões completa neste ano, seu vigésimo quinto aniversário de Emancipação, e tem em sua estrutura as Secretarias da Administração, Fazenda e Planejamento, Secretaria da Saúde, de Obras, Agricultura e Educação. A Secretaria da Assistência Social e do Idoso também compõe a organização.

Finalizando o Ato Cívico, o 4º RCB, atuante desde 1737 e hoje instalado em São Luiz Gonzaga com a denominação “Regimento Dragões do Rio Grande”, mantendo vivo o espírito e as tradições da Cavalaria Brasileira. O 4º RCB é instruído e equipado para atuar como elemento de choque da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, ampliando a capacidade de combate e as possibilidades operacionais no que se refere as missões de defesa da Pátria e garantia da ordem.

Finalizando o evento, o protocolo agradeceu aos que participaram de forma direta ou indireta na organização do desfile, lembrando sempre de que muitas pessoas são necessárias para o sucesso dos eventos organizados.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min