e-sic
Acessibilidade ☰
◑ Alto Contraste [alt+5]
Rodapé [alt+4]
Busca [alt+3]
Menu [alt+2]
Conteúdo [alt+1]
SALVADOR DAS MISSÕES
PREFEITURA MUNICIPAL
"Olhar para frente. Olhar por todos!"
Encontre notícias e documentos do Portal Municipal
Clique para mostrar acesso rápido aos portais ▼
NOTÍCIAS
MÍDIA / NOTÍCIAS
Publicado em 28/05/2020 08:39:20
por Kedlen Adams
Situação de Emergência é aprovada no município
Visualizada por 311 pessoas.
Foto: Ilustrativa
Foi publicado no Diário Oficial do Estado, o Decreto 55.266 de 22 de maio de 2020, que HOMOLOGA a situação de emergência em decorrência da estiagem em Salvador das Missões.

Desde dezembro de 2019 o município vinha sofrendo com a falta de chuvas e altas temperaturas. 

Como apresentado no Parecer Técnico Nº 001/2020 (DEFESA CIVIL MUNICIPAL), os açudes e bebedouros não acumularam água, os poços rasos e artesianos das localidades rurais e urbanas foram afetadas pela estiagem. As lavouras e pastagens sofrem muito com falta de chuvas e tornam-se susceptíveis a queimadas. 

Até o momento a agropecuária apresenta perdas consideráveis, com destaque para a quebra significativa na lavoura de soja, milho safra e safrinha e milho silagem, bem como a quebra em outras culturas, tais como a olericultura e a produção de mandioca, além de ocasionar más perspectivas especialmente para pequenos produtores e para agricultura empresarial que financiou sua produção, com risco de insolvência. Com prejuízo também na bovinocultura leiteira, com perdas das pastagens e diminuição de peso do gado, o que acaba afetando diretamente a economia municipal.

Assim sendo, os prejuízos estimados foram superiores a atual capacidade de resposta do Município e fez-se necessária a procura por ajuda complementar e humanitária no intuito de diminuir os danos diante do cenário exposto. 

Desta forma, a Administração Municipal encaminhou o decreto de situação de emergência ao Governo do Estado e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para fins de reconhecimento da Situação de Emergência declarada pelo Município, que foi homologado de acordo com o Decreto 55.266 de 22 de maio de 2020. 

LOGIN SISTEMAS
SISTEMAS / LOGIN