Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 19 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Assistência Social e do Idoso

Publicado em 21/08/2018 10:02:01

Realizado 2º Passeio Ciclístico em Salvador das Missões

Mais de 140 participantes pedalaram pelas ruas do Município

Na tarde do sábado, dia 18 de agosto de 2018, aconteceu o 2º Passeio Ciclístico em Salvador das Missões. A programação reuniu diversas atrações que fizeram menção especial ao cuidado com o meio ambiente, tema amplamente discutido na contemporaneidade e cuja reflexão é incentivada por um projeto desenvolvido pelas Primeiras-damas da AMM - Associação dos Municípios das Missões. O Projeto Missões pela Vida 2018 tem o tema “Seja amigo do nosso planeta”.

A programação iniciou animada com as apresentações da Banda Municipal de Salvador das Missões. Seguindo as atividades, o protocolo de abertura contou com a participação de autoridades municipais, como o Prefeito, Vice-prefeito, Secretários, Emater e Brigada Militar.

Ao fazer uso da palavra, o chefe do escritório municipal da Emater, Jaderson dos Anjos Toledo, trouxe números relevantes sobre as quantidades de lixo que são produzidas por todos nós diariamente, chamando a todos para que se conscientizem e pensem em reaproveitar o que for possível, principalmente alguns tipos de lixo orgânico, na forma de enriquecimento de solo, através de um sistema de composteira.

O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Paulo Becker também lembrou da importância da conscientização, exaltando também a possibilidade de reutilizar muitas das coisas que podem parecer lixo. Para o secretário, o que é lixo para alguns pode ser uma matéria-prima muito útil para outros, e dessa forma ser evitada uma destinação errada de algum rejeito.

Representando a Coordenação do Projeto Missões pela Vida 2018, a primeira-dama de Salvador das Missões Leiva Gorski trouxe um pequeno resumo das atividades pretendidas e já realizadas por este projeto. Leiva aproveitou a oportunidade para agradecer desde já a participação dos munícipes, lembrando da atividade de recolhimento extra de lixo realizado nas últimas semanas.

Para Daniel Gorski, Prefeito, a população de Salvador das Missões esteve novamente de parabéns por participar maciçamente de mais um evento promovido pela Administração Municipal. Um evento bastante simples, onde os investimentos são modestos, mas que tem uma finalidade tão cara quanto o incentivo ao esporte e a conscientização ambiental. Duas coisas muito importantes de termos presentes em todas as pessoas, mas sobretudo nas crianças que são muitas vezes as pessoas que encaram este tipo de desafio e são agentes de convencimento e mudança nas famílias, o que provoca imprescindíveis transformações positivas no Município e principalmente no planeta, nossa única possível casa (pelo menos por enquanto).

Após as formalidades de abertura, estudantes da rede pública municipal de ensino, mais especificamente da Escola Municipal Padre Afonso Rodrigues, realizaram apresentações musicais de paródias produzidas com o tema da Reciclagem. O trabalho foi realizado por estudantes do 6º ao 9º ano, orientado pela professora Janaine Polioski e com apoio do Diretor Emir Miguel Konzen. As cinco apresentações foram realizadas pelas duplas Érica Langer e Evelin Schneider, Juliê Lunkes & Vitória Scherer, Camili Cagliari & Larissa Holz, Bárbara Sulzbacher & Dallia Ramos e Pâmela Siveris & Lucas Schmidt.

Seguindo as atrações da tarde, foi realizado o ato simbólico de plantio de uma árvore, junto à praça José Aloísio Nedel. Para isso, foi convidado o Presidente da Associação Municipal de Clubes da Terceira Idade, Ivo Hecker e Taciana Heck Schmitt, representando as crianças presentes. Eles, juntamente com o prefeito Daniel, primeira-dama Leiva, vice-prefeito Quiliano e esposa Maria, chefe municipal da Emater Jaderson e o técnico agrícola Nelson plantaram uma muda de Ipê Roxo.

Na sequência, deu-se início ao passeio ciclístico que foi dividido em duas etapas, para contemplar todos os participantes em suas diferentes idades. A organização confirmou mais de 140 inscrições, número pelo menos 40% maior que na edição do ano passado. O trajeto foi acompanhado pela Brigada Militar, que garantiu a segurança dos participantes.

Entre os que participaram do passeio ciclístico foram sorteados mais de 30 prêmios, entre os quais, os principais, duas bicicletas. Entre as crianças, a contemplada foi Sofia Nadine Haas, ganhadora de uma bicicleta aro 16. O ganhador da maior, de aro 26, foi William Gonçalves Leonel dos Santos.

O evento contou também com a demonstração de uma composteira, produzida pela equipe da Emater local, que também aproveitou para realizar a distribuição de mudas de árvores.

Também nesta oportunidade foi realizada a coleta do lixo eletrônico, onde foram recolhidos quase 1.300 Kg, que foram destinados corretamente a uma empresa especializada que dará o tratamento ideal para cada peça encontrada nos equipamentos dispensados.

Esta segunda edição do evento contou ainda com várias outras atrações paralelas, como mateada, brinquedos do Sesc, exposição de artesanatos e exposição de arte com reciclados (produzidos pelos grupos do CRAS).

O evento cumpriu com seu papel de estimular a prática esportiva e principalmente, nesta edição, de chamar a todos para a preservação ambiental, nesta parceria com o projeto das Primeiras-damas. O projeto Missões pela Vida 2018 possui como claro intuito a diminuição da produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental, de forma a construir uma sociedade consciente do quão importante é preservar a natureza e não destruir o planeta, preservando-o para as atuais e futuras gerações. Um objetivo que deve ser perseguido por todos, pelo bem de todos.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min